Em dois meses, Hora Certa Móvel reduz em até 90% a fila por exames

Mais de 22 mil exames já foram realizados nas unidades móveis em Ermelino Matarazzo, Brasilândia e Capela do Socorro. Expectativa da Prefeitura é realizar 215 mil procedimentos em seis meses

As unidades móveis da Rede Hora Certa reduziram entre 80% e 90 % a fila por exames nos bairros em que foram instaladas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa para realizar exames na capital já contabilizou mais de 22 mil procedimentos em Ermelino Matarazzo, Brasilândia e Capela do Socorro. O prefeito visitou nesta terça-feira (12) as instalações do Hora Certa Móvel em Brasilândia, na Zona Norte da cidade, onde as carretas do programa diminuíram em apenas um mês 50% da fila por ultrassons.

Os caminhões do programa ficam instalados em cada local por dois meses. Os pacientes da região são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizarem exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassom, nasofibroscopia e ecocardiograma. O atendimento é feito de segunda-feira à sábado, com horário marcado. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que, em seis meses, o projeto seja responsável pela realização de 215 mil exames. Cada arena é capaz de realizar até 500 procedimentos diários.

Na Brasilândia as carretas estão estacionadas no pátio da Subprefeitura da Freguesia do Ó / Brasilândia desde 30 de setembro. Em um mês, já foram realizados 2.536 exames, sendo 96 endoscopias, 2.042 ultrassons com doppler, 88 colonoscopias, 95 nasofibroscopias, 113 eletroneuromiografias e 102 ecocardiogramas. Maria Hosana dos Santos, 63 anos, aprovou o atendimento da unidade móvel da Brasilândia. “O horário foi cumprido, a equipe é atenciosa, estava tudo muito limpo e o resultado sai na hora”, contou a paciente, que realizou uma ultrassonografia. “Este atendimento é importante porque tem muita gente doente esperando”, opinou Maria.

Durante a visita ao Hora Certa Móvel, o prefeito anunciou que em dezembro o programa expandirá sua atuação para cirurgias de baixa complexidade.

Estrutura

A Carreta da Saúde mede 15 metros de comprimento. É dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais e perfaz uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel é autônomo. Possui quatro salas de atendimento climatizadas com equipamentos de diagnóstico de alta tecnologia, áreas de esterilização, duas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

Já os boxes da saúde são estruturas que chegam a ter 7,5m x 2,5m. São sistemas de saúde móvel autônomos, com abertura lateral automatizada ou não, que permite alcançar uma área de 45 m². Neles podem ser feitos atendimentos em até quatro especialidades. A unidade maior possui uma sala de raio-X ou mamografia digital, uma sala de ecocardiograma / ultrassonografia com banheiro e a recepção. Já o box menor abriga duas salas reversíveis, cada uma com um banheiro independente, que pode ser facilmente acoplada às outras unidades a fim de criar até mesmo um centro médico. Há ainda uma tenda de 5m x 5m usada como sala de espera.

Unidade da Rede Hora Certa

Após a visita à Rede Hora Certa Móvel, Haddad vistoriou as obras das futuras instalações de uma unidade fixa da Rede Hora Certa, que funcionará junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (Ama) Maria Cecília Donnângelo, na Freguesia do Ó. O prefeito analisou o projeto da unidade e conversou com os pacientes do equipamento. A previsão é que o atendimento da Rede Hora Certa inicie nas primeiras semanas de dezembro.

Nas unidades fixas, a população terá disponível atendimento de cardiologia, neurologia, nefrologia, pneumologia, endocrinologia, vascular clínica e cirúrgica, ortopedia clínica e cirúrgica, cirurgia geral e pediátrica, urologia clínica e cirúrgica, proctologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, oftalmologia clínica e cirúrgica, dermatologia clínica e cirúrgica e ginecologia. Estarão disponíveis os exames de ultrassonografia, raio X, monitoramento da pressão arterial, holter, teste ergométrico, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, nasofibroscopia e histeroscopia.