Secretário de Saúde se reúne com população da região Sul

Comunidade e conselheiros gestores conheceram com detalhes ações e investimentos previstos para a região

Na noite da última segunda-feira (20/10), o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr., compareceu ao auditório da Subprefeitura de Capela do Socorro para participar de uma plenária com a comunidade. Nela, Filippi apresentou as ações já realizadas e anunciou o que está previsto no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para o território.

O encontro faz parte de uma estratégia maior, criada pela Secretaria, para ampliar o canal de diálogo com a população, que envolve, inclusive, a reestruturação e qualificação do setor de Ouvidoria.

“Estamos fazendo plenárias como estas, em todas as subprefeituras, para apresentar o Plano de Investimento e para ouvir os conselheiros e representantes da população. Está é a melhor maneira de aperfeiçoarmos a gestão municipal”, afirmou o secretário.

O evento contou com a presença da subprefeita de Capela Cleide Pandolfi, da Coordenadora Regional de Saúde Sul Tania Zogbi Sahyoun, da Supervisora de Saúde do território, representada por Betina Black Dalarmelino, além do vereador Alfredinho e dos deputados Ênio Tatto e Nilton Tatto.

Na abertura, Tania fez uma apresentação relembrando as realizações desta gestão, como a inauguração de um CAPS Adulto, a implantação da unidade móvel da Rede Hora Certa e a conclusão do chamamento público vencido pela Associação Saúde da Família (ASF), além da adesão ao Programa Mais Médicos, alteração na agenda de vagas, entre outros avanços.

A apresentação também contou com um balanço das ações que estão em andamento, como as reformas e obras para melhorar a acessibilidade de algumas unidades, e os investimentos previstos como a implantação de um Hospital Dia da Rede Hora Certa e de uma UPA no Pronto Socorro Maria Antonieta Ferreira de Barros.

Após a saudação do secretário, foi aberto espaço para que os presentes pudessem se manifestar. Dez pessoas fizeram perguntas sobre serviços existentes ou que serão implantados. Gil Freire, morador do Jardim Novo Jaú, questionou a possibilidade de implantação de uma UBS na região onde mora. Filippi esclareceu que já está prevista a construção da UBS Jardim Lucélia, além do aluguel temporário de um imóvel para receber a unidade enquanto as obras do prédio definitivo não ficam prontas.

Saúde do idoso

Outra novidade anunciada pelo secretário diz respeito à desapropriação do antigo Hospital Nacional. O intuito da Secretaria Municipal de Saúde é implantar uma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) no local.

Em relação aos investimentos em saúde mental, o CAPS Infantil será transferido para outro imóvel maior. Assim, poderá habilitar a unidade de tipo 2 para tipo 3, que prevê leitos de hospitalidade noturna.

Filippi pediu a contribuição da população. Ele lembrou que, neste ano, a cidade enfrentou uma epidemia de dengue e que, para isto não voltar a ocorrer ano que vem, a Prefeitura está implantando um Comitê de Combate a dengue. A população, porém, também precisa fazer a sua parte, uma vez que a única maneira de vencer a doença é eliminando o vetor, o mosquito infectado que pica as pessoas e transmite e dengue.

“Nós temos que eliminar o criadouro, tem muitas casas onde os proprietários não deixam os agentes de zoonoses entrem para fazer as vistorias. Nós temos um estudo que fiz que 60% dos criadouros estão nos pratinhos de planta e outra parcela é nas caixas d’água descobertas”, disse o secretário.

Assessoria de Imprensa
Coordenadoria Regional de Saúde - Sul