Wi-Fi Livre em praças da Capela do Socorro

Praça Escolar, na Cidade Dutra, já conta com o serviço de internet gratuita

Desde o dia 29 de agosto, os moradores do bairro de Cidade Dutra contam com uma novidade: internet gratuita ao alcance de todos na Praça Escolar, localizada na Rua Padre José Garzotti. Trata-se do projeto WIFI LIVRE SP, que disponibiliza sinal de internet de qualidade e sem qualquer custo em praças da cidade de São Paulo através do sistema Wi-Fi (sem fio).

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Serviços e a PRODAM e encoraja a cidadania por meio da inclusão digital.

Na Capela do Socorro quatro praças serão beneficiadas: Praça Escolar, na Cidade Dutra (já em operação); Calçadão Cultural da Casa de Cultura Palhaço Carequinha, no Grajaú; Praça João Beiçola, no Jardim Primavera e Parque Praia do Sol, na Av. Atlântica.

Em toda a cidade, outras 38 praças já contam com o serviço, 23 estão na etapa de implantação e outros pontos em 59 espaços públicos em fase de projetos. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a instalação de internet livre em 120 praças e parques da capital paulista.

A lista completa pode ser conferida em www.wifilivre.sp.gov.br

Qualidade e tecnologia


A velocidade mínima da internet oferecida é de 512kbps efetivos e por usuário, tendo uso irrestrito por parte de qualquer cidadão que tenha um dispositivo compatível com o protocolo WiFi – como laptops, celulares, tablets, entre outros. A velocidade e a qualidade da conexão serão aferidas pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.BR), em parceria com a Secretaria de Serviços, por meio do Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet), a ser instalado em cada uma das praças.


O contrato firmado pela prefeitura prevê controle de qualidade, estabilidade de conexão e garantia de banda. Todos os dados que circularem na rede serão protegidos por confidencialidade e não haverá qualquer restrição no conteúdo acessado. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor. As redes possuem um sistema de gestão que permite detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais.