Avenida Belmira Marin recebe segundo trecho de duplicação e faixa exclusiva de ônibus

Com a obra entregue neste sábado (2), avenida tem agora 3,1 quilômetros requalificados. Um terceiro trecho, com 2,2 quilômetros está em fase de projeto. Medida vai beneficiar 179 mil passageiros por dia

A Prefeitura de São Paulo entregou neste sábado (2) mais um trecho de 1,4 quilômetro da duplicação da avenida Belmira Marin, no Grajaú, zona sul da cidade. Com a intervenção, a via passou a ter duas faixas em cada sentido, o que possibilitou a implementação de mais um trecho de 1,7 quilômetro de faixa exclusiva à direita para ônibus. A medida beneficia 179 mil passageiros por dia.


Esta segunda etapa da obra, entre a avenida Antonio Carlos Benjamin dos Santos até a Rua São Caetano do Sul, dá continuidade ao trecho já existente de 1,4 quilômetro entre as avenidas Senador Teotônio Vilela e Antônio Carlos Benjamim dos Santos, que foi entregue em 7 de junho pela Prefeitura. Os dois trechos custaram R$ 11 milhões.


Durante a cerimônia de entrega da obra, o prefeito Fernando Haddad lembrou que a duplicação da avenida é uma reivindicação da população há mais de 30 anos. O motivo das reclamações era o tempo que as pessoas passavam dentro do ônibus para ir ou voltar do trabalho no horário de pico. Agora, com a duplicação da avenida e da implantação das faixas o tempo do percurso de seis quilômetros foi reduzido em quase uma hora.


“São 30 anos de reivindicação que nós estamos cumprindo agora. E um trecho que era feito [de ônibus] em uma hora e 15 minutos, hoje a pessoa pode fazer em 15, 20 minutos. É um ganho para o trabalhador, sobretudo para a mulher trabalhadora, muito importante”, afirmou.


A duplicação consiste no alargamento da via, nova pavimentação, instalação de guias, reforma de bocas de lobo e poços de visita, redes de drenagem, realocação de postes e implantação de sinalização horizontal, vertical e semafórica.


O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, ressaltou que a duplicação da avenida Belmira Marin foi possível porque a via tinha calçadas com espaço para estacionar os carros. Esse espaço foi suprimido das calçadas, evitando a necessidade de desapropriações.


Segundo ele, outras avenidas da cidade também serão duplicadas para receber faixas exclusivas de ônibus. “Eu lembro que no início falavam que essa história de faixa de ônibus era só pintar. Na verdade, tem projeto e planejamento por trás”, disse.


A nova faixa exclusiva funciona de segunda à sexta-feira das 5h às 20h. Aos sábados, esta ativada 5h às 14h. As faixas foram implementadas no sentido Centro, entre a Rua São Caetano do Sul e a Rua Isabel Aguiar de Campos; e no sentido bairro, entre a Av. Antônio Carlos Benjamin dos Santos até a Rua São Caetano do Sul.


Pela Belmira Marin, no trecho dessa nova implantação, sentido centro, circulam 23 linhas de ônibus municipais, numa frequência média de 158 ônibus/hora. Já no sentido Bairro, passam 21 linhas de ônibus, com frequência de 140 ônibus/hora.


Cantinho do Céu

As obras na avenida Belmira Marin integram um conjunto de intervenções viárias na região do Cantinho do Céu. No total, 11 quilômetros da via terão requalificação, readequação de acessibilidade, 11 pontos de ônibus implantados ou realocados e 4,8 quilômetros de calçadas novas, entre outras melhorias.

 

Secretaria Executiva de Comunicação