Operação Chuvas de Verão

Subprefeitura Capela do Socorro intensifica serviços

Desde novembro, a Subprefeitura tem atuado intensamente na “Operação Chuvas de Verão”, que integra uma série de ações para amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas.

Diariamente equipes saem às ruas para realizar serviços de limpeza e manutenção de bocas de lobo, poda de árvores, córregos e galerias.

Além disso, a Defesa Civil está de plantão para atender as situações de emergência, antes, durante e depois das chuvas.

Uma das iniciativas da Operação foi a instalação de pluviômetros em todas as regiões da Cidade. Na Capela do Socorro, foram instalados, em outubro de 2013, sete pluviômetros localizados em pontos estratégicos: CEU Vila Rubi, CEU Cidade Dutra, CEU Três Lagos, CEU Navegantes, na comunidade do Jardim Gaivotas e Grajaú e na Subprefeitura.

O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras em parceira com o Governo Federal através do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação implantou na cidade de São Paulo mais de 100 pluviômetros automáticos. O objetivo principal dessa instalação é colher o maior número possível de informação quanto às chuvas que caem na nossa cidade e poder, de forma antecipada, informar o poder público e a comunidade com relação aos estados de observação, atenção, alerta e alerta máximo para os casos de enchentes e escorregamentos.


A Operação Chuvas de Verão conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sabesp e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

No portal da Prefeitura de São Paulo o cidadão pode verificar a situação do trânsito, alagamentos e intervenções em tempo real.

Para informar os casos de ocorrência de queda de árvore que interdite residências ou ofereça riscos à população, a Defesa Civil deve ser acionada através do telefone 199. Vale lembrar que qualquer cidadão pode solicitar o manejo de áreas verdes pelo telefone 156, pelo site (sac.prefeitura.sp.gov.br) ou pessoalmente na Praça de Atendimento da Subprefeitura.

 


Serviço
Subprefeitura Capela do Socorro

Rua Cassiano dos Santos, 499 – Jardim Clipper
Telefone: 3397-2700