As obras do Parque Linear Cocaia compreendem 7, 6 mil metros lineares de extensão de parque, além de obras de urbanização

As obras beneficiarão mais de 4,1 mil pessoas do distrito do Grajaú

 Com área de aproximadamente 7,6 mil metros lineares de extensão de parque, a obra de implantação do Parque Linear Cocaia está sendo dividida em 9 etapas de execução e está localizada às margens da represa Billings, na região da Capela do Socorro. No momento as etapas 1 a 4 estão em intervenções. As etapas 1 a 3 estão no bairro Cocaia I e as etapas 4 a 9 no bairro Nova Grajaú II.

Etapa 1 – Início das tratativas para remoções de mais 600 famílias na localização do futuro parque. A etapa 1 compreende a implantação do parque linear às margens da represa Billings e a implantação de viário lindeiro, incluindo a infraestrutura de saneamento básico.

Etapas 2 e 3 – Execução de 733 metros de redes de esgoto e 100 metros de canalização de córrego. Na etapa 2 já em fase de finalização.

Etapa 4 – Atualmente passa por limpeza de solo do terreno e terraplenagem para obras de canalização do córrego Reimberg Cocaia, afim de eliminar os problemas com enchentes na região. Nesse local, futuramente, também será implantado trecho do parque linear.

Etapas 5 a 9 – Áreas ainda em estudo para futura intervenção. Também terão implantação de parque linear.

Além da implantação do Parque Linear Cocaia, a obra envolverá canalização de córregos na região, implantação de redes de saneamento básico e adequações no viário lindeiro ao parque, incluindo a implantação de estrutura cicloviária em toda a extensão do parque.

O parque será contemplado com campos e quadras esportivas, espaços administrativos, decks e equipamentos de lazer infantil e ginástica.

As obras beneficiarão mais de 4,1 mil famílias da região e cerca de 2.500 famílias que sairão de áreas de risco hidrológico.

O total investido até dezembro de 2023 é de R$ 121,52 milhões, considerando todas as etapas