Debate sobre Plano Preventivo de Chuvas na região reúne várias instâncias da administração

Reunião de trabalho contou com a presença da vice-prefeita Nadia Campeão

A equipe técnica da Subprefeitura Butantã recebeu na manhã de hoje (11/11) a vice-prefeita Nadia Campeão e representantes de vários órgãos da administração municipal para debater práticas de gestão de risco para a realização do Plano Preventivo de Chuvas de Verão. Participaram do encontro de trabalho técnicos das secretarias de Infraestrutura Urbana e Obras e Assistência e Desenvolvimento Social, inspetorias da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), da Subprefeitura Campo Limpo e da Prefeitura do município de Taboão da Serra.

A ação conjunta visa estabelecer protocolos para minimizar riscos hidrológicos e respostas mais efetivas nos casos de emergência no período de chuvas mais intensas, que se inicia agora em novembro até abril do próximo ano.

Veja mais imagens do encontro

“Para essas ações preventivas dividimos a Cidade em oito regiões delimitadas por suas bacias tornando as discussões mais efetivas”, explica a vice-prefeita. Interligadas pela bacia do Córrego Pirajussara, as subprefeituras Butantã e Campo Limpo estreitam procedimentos de redução e controle de risco e alagamentos.

Entre os serviços considerados prioritários para a prevenção de enchentes foram elencados a fiscalização e limpeza de resíduos e inservíveis, o mapeamento dos locais adequados para abrigos e refúgios próximos às áreas com risco de escorregamentos e inundações e a mudança na baliza do controle de criticidade, com informações de campo e análise das bacias.

“Não há mais pontos de alagamento recorrentes na região do Butantã, mas não podemos deixar de ficar atentos a um controle efetivo sobre bombeamentos de córregos, ramais e piscinões”, enfatiza a Subprefeita do Butantã Maria Rosa da Silva.


Texto: Helga Monteiro Ventura
Imagens: Maurício Celso Martins