City Butantã abre o Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA) na região

Todas as ruas do bairro foram contempladas, totalizando cerca de 1700 vistorias

O Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA) iniciado na última semana de setembro na região do Butantã já apresenta números bastante significativos. Cerca de 1700 vistorias e 420 manejos de poda foram realizados em ruas do City Butantã, bairro escolhido para abrir as ações na área. Todas as ruas foram contempladas e os serviços supervisionados por biólogo, engenheiro e equipe técnica.

Com o intuito de otimizar ações de manejo de árvores, para reduzir o risco de quedas durante o período de chuvas e atender as demandas da população, o PIMA concentrou seus trabalhos em subprefeituras que juntas totalizavam 42% dos exemplares arbóreos do viário paulistano. Assim, a iniciativa chegou, além do Butantã, nas subprefeituras Sé, Pinheiros, Santo Amaro, Vila Mariana Ipiranga, Lapa e Mooca. As áreas respondem, também, por 62% das quedas registradas. Os dados foram coletados por meio do Sistema de Gerenciamento das Árvores Urbanas (SisGau), que mapeia 650 mil exemplares na Cidade.

“Iniciamos o plano no City Butantã por se tratar de região de grande incidência de quedas de árvores”, explica o supervisor de áreas verdes do Butantã, Ricardo Vitiello Jr. As ações continuam em ruas do Jardim Previdência e Morumbi.
A ação conta, ainda, com convênio firmado entre a Prefeitura e a concessionária AES Eletropaulo. O acordo prevê que sejam realizadas podas ou remoções de árvores apontadas pelo município com uma autorização única e anual e não mais árvore por árvore solicitada via subprefeitura.

O PIMA terá um aporte total de R$ 4 milhões e se estende até 15 de dezembro. Conta com o apoio de diversas secretarias municipais como, Governo, Coordenação das Subprefeituras, Verde e do Meio Ambiente, Serviços, Transportes e Comunicação.


Texto: Helga Monteiro Ventura