Jardim São Remo ganha nova unidade básica de saúde

A UBS foi instalada em um terreno de 7,9 mil metros quadrados, pertencente à Universidade de São Paulo

O Jardim São Remo, na zona oeste, ganhou nesta sexta-feira (2) uma nova unidade básica de saúde (UBS) que beneficiará mais de 7 mil pessoas que vivem na comunidade. O prefeito Fernando Haddad inaugurou o equipamento nesta manhã, em visita à região do Butantã, onde também acompanhou os trabalhos do programa Prefeitura no Bairro e a reabertura da biblioteca municipal Camila Cerqueira Cesar.

Na inauguração, Haddad apresentou um balanço dos investimentos na expansão do atendimento de saúde. “Estamos investindo em novos equipamentos de saúde. Estamos fazendo três hospitais gerais, estão planejados 29 hospitais-dia, 15 já estão prontos, estamos com UBSs e UPAs sendo construídas ou inauguradas. São mais de 100 novos equipamentos somente na área de saúde”, afirmou o prefeito.

Veja mais imagens da inauguração

A nova UBS São Remo foi instalada em um terreno de 7,9 mil metros quadrados pertencente à Universidade de São Paulo. A unidade oferecerá atendimento de clínica geral, ginecologia, pediatria, psicologia e odontologia. São onze consultórios e salas para atividades em grupo e reuniões, vacina, acolhimento, serviço social, medicação, inalação, eletrocardiograma e curativo.

“Nós temos uma política de humanização do SUS, porque a gente acha que a ambiência da unidade fala tudo sobre o cuidado com a saúde. Por isso a unidade tem essa cara bonita. Vamos também colocar uma foto da comunidade, que vai ser um painel bonito, para todos que chegam na unidade”, disse o secretário Alexandre Padilha (Saúde).

O equipamento é administrado pela Associação Saúde da Família e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A criação de uma UBS era reivindicada há 20 anos pela comunidade. “Quero agradecer o prefeito por essa unidade pública que é tão importante, porque não temos nenhum equipamento público na comunidade, ainda mais da saúde, que está acima de qualquer coisa. Se você tem a saúde, o restante você conquista, como trabalho. A saúde é fundamental”, avaliou Gevanildo dos Santos, representante da comunidade no conselho gestor da unidade.

A primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, acompanhou a inauguração.
 

Texto: Secretaria Executiva de Comunicação.
Fotos: Helga Monteiro Ventura.