Plano de Mobilidade Urbana é apresentado na Subprefeitura Butantã

Encontro garante participação social na elaboração do instrumento de gestão

A Secretaria Municipal de Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transporte (SPTrans), apresentou, nesta última sexta-feira (6/03), o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade (PlanMob) aos moradores do Butantã. O encontro contou com a presença da subprefeita Maria Rosa da Silva e de representantes dos conselhos Regional do Meio Ambiente (Cades-BT) e Participativo.

A reunião é parte do cronograma de participação social na elaboração do PlanMob que acontece em todas as subprefeituras. Instrumento de gestão pública que visa orientar as ações, projetos e investimentos em mobilidade urbana na cidade de São Paulo o Plano vem sendo discutido desde 2013 por representantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

Veja imagens da reunião

Dentro do princípio fundamental da integração sistêmica de todos os modais de deslocamentos o PlanMob dá clara prioridade ao transporte coletivo e incentivo a opções não motorizadas. “A ideia é aumentar ainda mais, a longo prazo, a tendência atual de deslocamento motorizado onde 54% das pessoas usam o transporte coletivo”, explica Tácito Pio da Silveira, da Superintendência de Planejamento de Transporte.

Veja o texto base do PlanMob

Silveira apresentou na oportunidade, além de aspectos pontuais do Plano, o Noturno, rede de Ônibus da madrugada em funcionamento desde o início do mês. Com linhas estruturais e locais que atendem todas as regiões da Cidade a iniciativa garante transporte coletivo das 0h às 4h. “O desenho das linhas foi realizado em função do deslocamento para serviços públicos pontuais como pronto socorros”, acrescenta Silveira. As linhas fazem interligação com terminais e estações do Metrô.

Saiba mais sobre a rede de ônibus da madrugada

No Butantã, as linhas do noturno são:

N839-11 – Metrô Butantã / Metrô Vila Mariana

N837-11 – Terminal João Dias – CDHU Butantã

702U-10 – Butantã/USP / Terminal parque Dom Pedro
l

Além da participação na extensa rodada de debates os interessados em sugerir propostas ao Plano podem enviar as informações pela internet por meio do site http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/planmob/
 

Texto: Helga Monteiro Ventura