Confira a programação de junho do Teatro Zanoni Ferrite

Música, teatro e dança são as atrações do Teatro que fica na Biblioteca Paulo Setubal, à Avenida Renata, 163 - Vila Formosa Confira os espetáculos do Teatro Zanoni Ferrite:

 MÚSICA
Ivan Vilela
Tipo de evento: Espetáculo Musical / Show
Projeto especial: Circuito Municipal de Cultura 2016
Ficha técnica: Ivan - viola caipira
Faixa ou indicação etária: LIVRE

Sinopse:
O trabalho musical de Ivan Vilela caracteriza- se pelo dialogo e profundo respeito pela música de tradição popular brasileira, pela MPB e pela música erudita. Se seu instrumento é a viola caipira instrumento comumente associado a um segmento musical – a música caipira – Ivan eleva a viola à categoria de instrumento a serviço da Música qualquer que ela seja.
Release:
SHOW IVAN VILELA 

O trabalho musical de Ivan Vilela caracteriza- se pelo diálogo e profundo respeito pela música de tradição popular brasileira, pela MPB e pela música erudita.
Se seu instrumento é a viola caipira instrumento comumente associado a um segmento musical – a música caipira – Ivan eleva a viola à categoria de instrumento a serviço da Música qualquer que ela seja. 
No show Ivan Vilela mescla músicas de seus Cds DO CORPO À RAIZ , PAISAGENS , DEZ CORDAS e revisita clássicos diversos da música brasileira e internacional passeando por Chico Buarque Edu Lobo, Almir Sater, Lennon e McCartney, Tião Carreiro e George Harrison, além de mostrar ao público novas composições que comporão seu novo CD ainda em gestação. 
Com a gravação do CD DO CORPO À RAIZ (2009), trabalho composto para um balé a partir de um prêmio da FUNARTE ocorreu o fecundo encontro deIvan Vilela (viola! Caipira), Paula Ferrão (viola de arco e rabeca)e Gilberto De Syllos (contrabaixo e baixo acústico) que explora Texturas e contrapontos a partir!das composições de IvanVilela. 
Em 2010, o trio iniciou uma série de apresentações cujo repertório, além das músicas do!último CD de Ivan Vilela conta!també com músicas de seus CDs anteriores PAISAGENS (1998) e DEZ CORDAS (2007),reconhecidos e aclamados pelo público e pela crítica;além de novas músicas que constarão no próximo CD a ser gravado no segundo semestre de 2015.
Consolidando o caminho musical de Ivan Vilela, que bebe nas fontes da cultura! popular brasileira, na música erudita bem como no amplo universo da música instrumental, DO CORPO À RAIZ também aponta seus novos rumos musicais, construindo um sonoridade!cosmopolita e com um pé fincado na chamada World Music. 
PARA DIVULGAR
O trabalho musical de Ivan Vilela caracteriza- se pelo dialogo e profundo respeito pela música de tradição popular brasileira, pela MPB e pela música erudita. Se seu instrumento é a viola caipira instrumento comumente associado a um segmento musical – a música caipira – Ivan eleva a viola à categoria de instrumento a serviço da Música qualquer que ela seja.

ROTEIRO ECAD SHOW SOLO IVAN VILELA
O castelo dos mouros ( Ivan vilela ) 
Sertão ( Ivan vilela ) 
Algodão ( Ivan vilela ) 
Pra matar as saudades de minas ( Ivan vilela ) 
Pula brincando( Ivan vilela ) 
Solidão( Ivan vilela ) 
A força do Boi ( Ivan vilela ) 
Carriolinha ( Ivan vilela ) 
Mistério ( Ivan vilela) 
Viola Quebrada ( Ivan vilela ) 
Doma ( Ivan vilela ) 


Duração: 60 min.
Data: De 03/06/2016 ( sexta ) 
Horário: 20:00 Local: Teatro Zanoni Ferrite - Centro Cultural Vila Formosa 
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00 


CONSUELO DE PAULA - TAMBOR DE RAINHA
Projeto especial:
 Circuito Municipal de Cultura 2016
Ficha técnica:
Consuelo de Paula: voz, violão, tambor, caixa do divino, pandeiro, tamborim e caxixis.
Faixa ou indicação etária: LIVRE

Sinopse: Consuelo de Paula apresenta o espetáculo Tambor de Rainha, seu show solo. Além das peças autorais, surpreende o público com interpretações bem particulares de canções consagradas de outros autores e também da cultura popular – as pulsações das danças, das rezas, das folias e congadas, marcas profundas em toda sua obra. 

Release: Algumas linhas para divulgação
Consuelo de Paula - tambor de rainha
Consuelo de Paula apresenta em São Paulo o espetáculo Tambor de Rainha, seu show solo. Além das peças autorais Consuelo surpreende o público com interpretações bem particulares de canções consagradas de outros autores e também da cultura popular – as pulsações das danças, das rezas, das folias e congadas, marcas profundas em toda sua obra. 
Com grande sucesso de público e de crítica, o espetáculo já foi apresentado em Buenos Aires (Notorious), Curitiba (Solo Música – Teatro da Caixa), Rio de Janeiro (Sala Baden Powell), Marília (Teatro Municipal) e Uberlândia (Teatro Municipal). 

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Refinamento, elegância e boas ideias são elementos constantes na obra da compositora, cantora, poeta e diretora artística Consuelo de Paula. Depois de se apresentar em diversos teatros no Brasil e no exterior, geralmente acompanhada por importantes músicos e instrumentistas, Consuelo também revisita sua obra em Show Solo. Já foram seis apresentações solo – duas delas em Buenos Aires – para as mais diferentes platéias, apresentações sempre muito bem recebidas pelo público, como se observa em algumas das manifestações aqui reproduzidas. Nesses shows Consuelo tem apresentado sua produção já registrada (seis CD e um DVD) e outras canções ainda inéditas, que farão parte de futuros trabalhos. Além das peças autorais Consuelo tem surpreendido o público com releituras bem particulares de canções consagradas de outros autores e também da cultura popular mineira, das riquezas interioranas – como as pulsações das danças, das rezas, das folias e congadas, marcas profundas em toda sua obra – estabelecendo com elas uma ponte para a comunicação mais imediata com o público: “Uma viagem sem limites, a que a cantora nos convida e desafia, antes de nos perdermos de vez”. (Julinho Bittencourt, A Tribuna de Santos)
O show solo pode ser um risco para artistas iniciantes diante de platéias exigentes; mas não é o caso, em se tratando de Consuelo de Paula, pois esta constrói seu espetáculo a partir de experiências muito concretas e maduras: são praticamente trinta anos de trabalho e de dedicação à arte musical. Em todo esse período, na contramão das vozes que decretam o “fim da canção”, Consuelo tem ampliado entre o público a percepção dos caminhos que esta pode assumir nesse fim/início de século: a cada novo trabalho a artista aprofunda de maneira invulgar o delicado exercício entre o particular e o universal, entre o popular e o erudito, a tradição e a modernidade. O equilíbrio entre esses universos só pode ser alcançado por quem, como Consuelo, domina seu ofício e, como opção estética, aposta naquilo que é imprescindível para a música do Brasil e do mundo: a qualidade artística. “Consuelo de Paula é um diamante, um tesouro mundial. ” (Massato Asso, jornalista e crítico musical no Japão) / “o que se pode dizer de algo assim, além de que toca a energia fina do universo? Salve a arte que nos toca no meio do redemunho, como diria mestre Guima, o Rosa. Obrigada, Consuelo de Paula. ” (Célia Tolentino, pesquisadora na área de Pensamento Social Brasileiro, UNESP de Marília)
A cada bloco do show (o roteiro foi concebido em três blocos) apresenta pequenos versos do livro A Poesia dos Descuidos, obra de Consuelo de Paula com a antropóloga Lúcia Arrais Morales. Trata-se de um livro que combina a arte da palavra com a bricolagem: Lúcia recolhe, em espaços públicos, materiais considerados inúteis; usando lápis de cera e papel vergê confecciona cartões sobre os quais cola esses materiais. Consuelo restitui o verbo ocultado em cada um desses materiais e, com ele, produz um delicado e surpreendente diálogo que renova a existência dessas bricolagens. [link para o livro: www.consuelodepaula.com.br/apoesiadosdescuidos] 
Com sua voz, violão, tambor, pandeiro, tamborim e caxixi, Consuelo de Paula traz para o palco seu estilo personalizado, forjado na coerência de quem percebe e trabalha o campo artístico como lugar privilegiado para a educação e formação da sensibilidade. Na realidade, não está sozinha no palco: é a síntese mais bem elaborada do que há de melhor na tradição musical brasileira. “Às vezes me deparo com a pergunta: o que me atrai para a música brasileira? Sempre que tento responder, as músicas da Consuelo de Paula ocupam a minha cabeça, pois elas contêm todos os charmes que caracterizam a música brasileira. Um deles é o equilíbrio perfeito e fino entre vários fatores como ritmos e harmonias. ” (Massato Asso para o jornal de Tokio)
“Consuelo tem a verve da poesia. Escreve letras como se fossem cartas confessionais, movidas à métrica musical e profundidade emocional. A cada verso um achado; a cada rima, intenções segundas e primeiras [...]” (Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4, no Diário do Comércio).
Contatos: Produção: Paulo Sarra (11) 3864-4164 / 98418-0057 –– psarra@uol.com.br 
Data: De 04/06/2016 ( sábado ) 
Horário: 20:00 Duração: 60
Local: TEATRO ZANONI FERRITE - Departamento de Expansão Cultural
Retirada de ingresso: INGRESSOS GRÁTIS - 2 HORAS ANTES –

 

Teatro Adulto


Meu trabalho é um parto
Tipo de evento: 
Teatro Adulto
Projeto especial: Circuito Municipal de Cultura 2016
Autor:
Texto e Direção:
Veridiana Toledo

Ficha técnica:
Dramaturgia: Veridiana Toledo; Atriz: Veridiana Toledo; Produção: Veridiana Toledo; Direção: Marcelo Galdino e Heloisa Cintra; Cenário e iluminação: Marisa Bentivegna; Figurino e Adereços: Marina Reis; Trilha sonora : Dr. Morris; Produção executiva : Camila Sartorelli; Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Faixa ou indicação etária: LIVRE

Sinopse:
"A partir de histórias reais coletadas por internet, a atriz Veridiana Toledo desenvolveu o texto de " Meu Trabalho é um Parto" através de 12 personagens que relatam suas experiências vividas na gravidez com muito humor e sensibilidade. O espetáculo que estreou em 2011 com grande sucesso de público e critica, agora volta em cartaz para uma circulação de 11 apresentações em teatros, bibliotecas e casas de cultura."

Release:
As delícias e loucuras da gravidez, fase tão mágica quanto neurótica para qualquer mulher, são os temas da peça “Meu Trabalho é um Parto”. O monólogo cômico,escrito e interpretado por Veridiana Toledo, estreiou em 05/agosto, no Teatro União Cultural, em São Paulo. Alterações físicas e hormonais, enjôos, simpatias, 
desejos exóticos de grávidas, mulheres em estado interessante e à beira de um ataque de nervos, viram matéria-prima para o riso. 
Em todas as religiões e culturas, a mulher é tida como sagrada pela capacidade de gerar uma vida, mas essa espera é marcada por fortes emoções e tensões. Não é à toa que, em espanhol, “embarazada” signifique estar enrolada, presa em uma teia de aranha. Prêmio FEMSA de Melhor Atriz pela peça “A Odisséia de Arlequino”, 
conhecida dos palcos paulistanos, Veridiana Toledo faz sua estreia em espetáculo solo e interpreta 12 diferentes personagens. No roteiro, estão todas as caricaturasde grávidas possíveis, da grávida enxaqueca, da casta à tarada, da grávida-Fusca à ultra-sensível, que chora compulsivamente, seja pela entrega de pizza errada ou pelos pobres da Etiópia, sem esquecer da executiva grávida, com sérios e imprevisíveis problemas gastrointestinais em meio às mais importantes reuniões de negócios. 
A ideia original é da atriz Heloisa Cintra. Veridiana adaptou a ideia da amiga, que participa da peça como diretora, ao lado do experiente Marcelo Galdino (diretor de “Les Demoiselles e As Mansões Celestes”). Ela resolveu inovar, construindo um roteiro de inspiração cibernética, que reuniu, pela internet, depoimentos de 
grávidas e ex-grávidas. O principal canal de comunicação foram as mídias sociais, como blogs e o Facebook. “Tive de escolher entre milhares de histórias desse universo lindo, mágico, gordo, faminto, enjoado, sensível, delicado, meigo e gasoso. Sim, o tema flatulência foi o campeão. Foi difícil escolher a história mais engraçada”, brinca Veridiana Toledo, que contou com a consultoria da irmã, a dramaturga Marília Toledo (prêmio Shell pela peça “Amor de Servidão”). 
O ponto de partida do texto é uma atriz grávida à procura de um emprego. Se todo ator é um “desempregado por excelência” (como alerta ironicamente o texto), competindo com ex-BBB, ex-miss, ex-amante, ex-aluna expulsa de universidade, que chance teria uma atriz grávida? Em roteiro que alterna o cômico com o pungente, “parir” assume o sentido de “estrear um espetáculo”. Requer ensaio, paixão, espera e entrega. Entre risos e revelações, “Meu Trabalho é um Parto” convida os espectadores a refletirem sobre a maior das estreias, a da vida.

Duração: 60 min.
Data: 10/06/2016 - Sexta-Feira, 11/06/2016 - Sábado e 12/06/2016 - Domingo 
Horário: Sexta e Sábado as 20:00 e Domingo ás 19:00
Duração: 60
Local: Teatro Zanoni Ferrite - Centro Cultural Vila Formosa 
Retirada de ingresso: INGRESSOS GRÁTIS - Valor: 0,00 

 

Teatro Infantil
O DODOI DA GIGI

Tipo de evento: Teatro infanto-juvenil
Projeto especial: Circuito Municipal de Cultura 2016
Ficha técnica:Ficha Técnica (completa): Autor/Roteiro - Francisco Alves; Direção Geral - Guto Maia. Direção Musical - Renato Lemos; Cenografia - Adriano Castelo Branco; Coreografia - Telmo Rocha; Técnico de Som - Jorge Yoo; Programação Visual - Recy Freire, Elenco: Suia Legaspe, Paulo Pompéia ,Edi Holanda, Luci Savassa,Rafael de Souza; Administração/captação: Rosana Carvalho e Débora Marques
Faixa ou indicação etária: LIVRE

Sinopse:Trata-se de um espetáculo infantil com trilha musical alegre e empolgante. O espetáculo busca, de maneira lúdica, fazer com que crianças e adultos possam encarar situações de tratamento de saúde de maneira mais tranquila.

Release: “O Dodói da Gigi”
Musical infantil desmistifica o medo de doenças, hospitais e outros "ais”
Está em fase de montagem, em São Paulo, "O Dodói da Gigi", musical sobre os medos das crianças com relação a doenças,hospitais e tratamentos. Propõe uma reflexão sobre o preconceito que muitas crianças têm com relação a outras que têm determinadas enfermidades. E alerta para o despreparo das famílias para enfrentar certas enfermidades dos filhos.
Trata-se de um espetáculo infantil com trilha musical alegre e empolgante. O espetáculo busca, de maneira lúdica, fazer com que crianças e adultos possam encarar situações de tratamento de saúde de maneira mais tranquila.
De autoria do jornalista Francisco Alves, a peça conta a estória da menina Gigi, que foi diagnosticada com Leucemia aos dois anos de idade, e aborda toda a trajetória enfrentada por ela desde o diagnóstico até o tratamento e a cura. Tudo de forma alegre e O musical é sustentado por uma trilha sonora composta por Renato Lemos e Francisco Alves. 
A direção é de Guto Maia, que também é músico. Ele escolheu para compor o espetáculo um elenco formado por atores-músicos- cantores- professores. Sobem ao palco Suia Legaspe, Paulo Pompéia, Edi Holanda, Luci Savassa e Rafael de Souza.
A cenografia fica por conta de Adriano Castelo Branco e a coreografia é assinada por Telmo Rocha. A programação visual é de Recy Freire e a fotografia, de Verônica Pereira.
Antes da estreia, prevista para maio, o espetáculo começa a ser mostrado ao público através de ensaios abertos, que acontecem em locais públicos durante o mês de abril. 
O Dodói da Gigi terá 20 apresentações gratuitas em instituições públicas, CEUS, institutos de apoio, entidades corporativas e Realizado pela Signus Serviços Culturais, o projeto conta com incentivo financeiro da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, através do PROAC, e já tem o suporte financeiro e institucional das
seguintes empresas: ICRH Tigre, Galvani, Embu, Mineração Jundu e Urbano. Os organizadores estão buscando mais apoios financeiros para completar o orçamento. Para as empresas que quiserem apoiar
usando o sistema PROAC, o número do projeto é 15.862, sob o nome O Dodói da Gigi
Esta será a primeira peça musical infantil com acessibilidade plena para cegos e surdos, pois contará com tradução simultânea em LIBRAS (para surdos) e áudio-descrição (para cegos).  

Duração: 50 min.
Data: 11/06/2016 – Sábado e 12/06/2016 - Domingo  
Horário: 16:00 Duração: 50
Local: Teatro Zanoni Ferrite - Centro Cultural Vila Formosa 
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00 

 

 

Dança
GRAXA
Projeto especial: Circuito Municipal de Cultura 2016
Autor: Diogo Granato e Henrique Lima
Ficha técnica: Concepção e atuação: Diogo Granato e Henrique Lima; Iluminação: Marcelo Esteves
Produção: Cau Fonseca; Assistência de Produção: Guilherme Funari
Faixa ou indicação etária: LIVRE
Sinopse: Dois bailarinos, exímios em suas diferentes formações e técnicas, juntam seus caminhos de coreografia e improvisação, inspirados na capacidade de adesão da graxa, na estabilidade da viscosidade em função do movimento, resistência ao desalojamento e às extremas pressões.

Release: Um dueto de Henrique Lima e Diogo Granato. Um dueto bruto. Dois bailarinos exímios em suas diferentes formações e técnicas juntam seus caminhos de coreografia e improvisação. Para juntar o Improviso Cênico de Diogo Granato e a coreografia contemporânea de Henrique Lima, os dois bailarinos buscam inspiração na capacidade de adesão da graxa, na estabilidade da viscosidade em função do movimento, resistência ao desalojamento, e a resistência a extremas pressões. Graxa lubrifica o encontro, permite o uso e abuso dos corpos, pressões, evita os desgastes e a deterioração das peças/corpos. Uma engrenagem de coreografias e improvisos, peças brutas, fortes, pesadas, deslizando suavemente, fluindo. Graxa.

Duração: 60 min.
Data: 17/06/2016 - Sexta-Feira, 18/06/2016 - Sábado e 19/06/2016 - Domingo 
Horário: Sexta e Sábado as 20:00 e Domingo ás 19:00
Local: TEATRO ZANONI FERRITE - Departamento de Expansão Cultural
Retirada de ingresso: INGRESSO GRÁTIS - 1 HORA ANTES - Valor: 0,00