Subprefeitura Aricanduva inaugura ciclo de debate sobre Orçamento para o ano de 2015

Série de encontros começou no último dia 30 de agosto em 16 subprefeituras

Começaram no último dia 30 de agosto, as audiências públicas para discussão da elaboração do orçamento para o ano de 2015. Mais de 1100 pessoas participaram dos encontros que ocorreram, de forma simultânea, em 16 subprefeituras, sendo elas: Aricanduva/Formosa/Carrão; Casa Verde; Cidade Tiradentes; Ermelino Matarazzo; Freguesia do Ó/Brasilândia; Ipiranga; Itaim Paulista; Itaquera; Jaçanã/Tremembé; Penha; Perus; Pirituba/Jaraguá; Santana/Tucuruvi; São Mateus; São Miguel Paulista; e Vila Maria/Vila Guilherme.


Para quem não sabe, essas audiências integram o Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento de 2014, que vem discutindo a elaboração da Proposta de Lei Orçamentária para o ano de 2015 (PLOA 2015), de forma participativa e territorializada. E mais que isso, com o objetivo de garantir transparência e ampla participação popular no processo de elaboração, as audiências públicas asseguram à população espaço para se manifestar sobre a elaboração da PLOA-2015.
 

O secretário adjunto de Coordenação das Subprefeituras, participou ativamente juntamente com o subprefeito da região e o técnico de Sempla – Secretaria Municipal de Planejamento, da Audiência Pública da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão. O técnico da Sempla apresentou em data-show a Proposta de Lei. Também compondo a mesa de trabalho, os conselheiros participativos Rafael e Ruth fizeram o uso da palavra. Esse encontro também marcou a primeira reunião do novo subprefeito com a população local, já que o mesmo foi nomeado no último dia 28 de agosto. O novo subprefeito da região abriu os trabalhos se apresentando à comunidade e em seguida, mostrou em data-show a devolutiva do Plano de Metas 2014, com algumas obras já realizadas e outras em execução. Enquanto o coordenador do Conselho Participativo da Sub Aricanduva, destacou a atuação de seu Conselho e convidou a todos a participarem das reuniões mensais que acontecem toda 4ª segunda-feira do mês. Em seguida, o técnico de Sempla, começou a apresentação da peça orçamentária de 2015.
 

Na fala do público, surgiram muitas dúvidas e reivindicações, entre elas foi questionada a abertura da via próxima à avenida Rio das Pedras, a fim de desafogar o trânsito, que aumentou com o adensamento populacional com a chegada de novos prédios residenciais; reforço na iluminação de praças, como a da rua Altena; melhorias na sinalização de trânsito da Estrada da Barreira Grande; reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Iva; construção de um novo CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) na jurisdição da Sub; reforma da UBS Vila Formosa I; volta da linha de ônibus que passava pela rua Atucuri e avenida Conselheiro Carrão, foram algumas das outras reivindicações mencionadas.
 

E por fim, como resposta da mesa, tivemos uma boa notícia: Muitos dos pedidos da população já estão na PLOA 2015, como: o CAPS que ficará anexo ao Hospital Dia Rede Hora, no terreno do antigo hospital Vila Carrão; transformação das UBS Vila Carrão e Vila Guarani, em UBS Integral; reforma da UBS Jardim Iva; obras na bacia do córrego Aricanduva; reforma de calçadas; construção de um CEMEI (Centro e Escola Municipal de Educação Infantil) na Vila Formosa; instalação de praças digitais (Wi-Fi); entre outros.