Conheça sua Subprefeitura: Palestra na Subprefeitura Aricanduva

Encontro aconteceu na última segunda-feira, dia 14 de abril

Foi realizada na última segunda-feira, dia 14 de abril, no auditório da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, a palestra “Conheça sua Subprefeitura”. O objetivo principal do encontro que reuniu conselheiros participativos, líderes comunitários, imprensa e população local, foi esclarecer as principais atribuições da subprefeitura, e entre os serviços prestados estavam; áreas de atuação; estrutura organizacional; além de ter sido apresentando um balanço da gestão de 2013, bem como o apontamento das particularidades de cada um dos três distritos, entre eles: área; população; equipamentos públicos; principais obras; e projetos em andamento. A palestra durou aproximadamente duas horas e foi ministrada pela Subprefeita de Aricanduva. E o público presente pôde também se manifestar fazendo perguntas que foram respondidas prontamente pela equipe.

“A idéia é levar ao conhecimento de vocês, o que faz uma subprefeitura, até para ajudá-los quando tiverem que cobrar alguma ação, que muitas vezes é de nossa competência, e às vezes não. Além disso, apresentar nossos distritos, que somados representam uma área equivalente a 1,4% da cidade, com uma população de cerca de 270 mil habitantes, maior que muitas cidades do interior”, explicou a Subprefeita.

A Subprefeita ressaltou ainda a importância de a população conhecer os serviços prestados pela subprefeitura e os equipamentos públicos existentes, como os ecopontos – onde os munícipes podem descartar materiais inservíveis não coletados pelos caminhões de lixo, combatendo com isso a prática do descarte irregular e contribuindo para o meio ambiente e limpeza da cidade – além das praças, onde só na Vila Formosa são mais de 100, o que a torna um dos distritos mais arborizados da cidade.

“Tanto empresas, como entidades ou mesmo um munícipe pode ajudar na manutenção, fazendo um termo de cooperação. A prefeitura incentiva à adoção de praças porque por mais que nos esforcemos na zeladoria delas, a demanda é muito grande e toda ajuda é sempre bem vinda. Nós temos aqui um ecoponto, que fica na Rua Astarte, distrito do Carrão, que é referência na cidade pela grande procura. Nossa Praça de Atendimento, por exemplo, oferece mais de 156 serviços à população, desde pedido de alvará à emissão de carteira de trabalho, bilhete do idoso e alistamento militar. Vocês podem e devem procurar à Subprefeitura sempre que precisarem, inclusive para fazer reclamações via SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Nós não achamos ruim quando chega uma reclamação, por exemplo, sobre buraco, que aparece todo dia e mesmo andando sempre pelas ruas, é impossível estar em todos os lugares. Por isso, nos avise, é um favor que vocês fazem".

Por fim, a palestrante fez um resumo do Balanço de Gestão de 2013, destacando principalmente a Operação Cata Bagulho que retirou 544 toneladas de lixo e 5.434 toneladas de entulho e citando também a reforma de oito praças, canteiros e passeios, deixando-os mais ajardinados, bonitos e acessíveis; além da emissão de 370 alvarás, 360 licenças e 591 autos de infração; incluindo ainda a limpeza de 75 km de galerias e ramais, 359 km de córregos e 54 mil bocas de lobo; etc.

“Nós queremos que vocês entendam e participem do Governo. Por isso, a importância de reuniões como essa, das plenárias e das audiências públicas, como as do Programa de Metas, onde incorporamos várias propostas da população. E por falar em programa de metas, a Prefeitura lançou o portal planejasampa.prefeitura.sp.gov.br para a população poder acompanhar as metas pra 2013/2016”, concluiu a subprefeita.