Oficina de bonecas Abayomi promove interação de colaboradores da CRS Sul

Texto e fotos por: Patricia Torres

A Secretaria Municipal de Saúde, junto da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT), promoverá o Seminário da Consciência Negra no dia 28 do próximo mês. A organização do Seminário solicitou a cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a doação de brindes que serão entregues ao fim do Seminário.

A CRS Sul ficou responsável pela confecção das bonecas Abayomi, símbolo de resistência, tradição e poder feminino. Para que a oficina pudesse acontecer, foi solicitada a cada participante a doação de retalhos pretos e coloridos.

A Dra. Maria Laura Deorsola, da Gestão de Pessoas, promoveu a oficina nos dias 3 e 4 de outubro, para ensinar as participantes a confeccionar a boneca. “As bonecas foram inspiradas nas escravas africanas trazidas para o Brasil. A oficina é uma forma de ensinar a confeccionar e cada participante ficará responsável pela elaboração da boneca até chegarmos ao número de 300 para entrega ao final do Seminário.”
 

#Paracegover Na imagem estão seis bonecas feitas com retalhos de tecidos.

#Paracegover Na imagem está sendo realizada a oficina de bonecas Abayomi. As mulheres estão recortando os tecidos para criarem as bonecas.

#Paracegover Na imagem estão dois grupos de mulheres. Cada grupo está sentado em uma mesa criando bonecas.