O Sistema de Gestão de Aposentadorias passou recentemente por uma atualização que facilitará o preenchimento do requerimento de aposentadoria e agilizará todo o processo. Para criar as novas funcionalidades, a Divisão de Informação de Gestão de Pessoas (DIGEP), responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, conversou diretamente com os operadores do sistema que explicaram suas dificuldades e contribuíram com sugestões.
O sistema foi criado e implantado pela DIGEP entre 2018 e 2019 com o intuito de gerenciar as etapas do processo de aposentadoria dos servidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente é composto por 27 telas, as quais servem tanto para importação de dados do SIGPEC quanto para inserção de novas informações. Desta maneira, é possível a reutilização de dados já existentes, diminuindo possíveis erros e retrabalho com as correções manuais, o que irá agilizar todo o processo, uma vez que, não requer retorno à origem para ser corrigido.
A partir da utilização da ferramenta é possível efetuar cálculos automatizados, agrupar informações correlatas, gerar relatórios administrativos entre outras funcionalidades. Atualmente está em implantação outro módulo sazonal para gestão e criação de impressos para os processos físicos existentes nos mesmos moldes, mas, para aposentadorias já concedidas que aguardam finalização.
O sistema foi implantado primeiramente no gabinete da secretaria e, após testes e validação, foi expandido para as Coordenadorias Regionais de Saúde, que receberam capacitação no dia 24 de junho, na sala de informática da sede da SMS.