Mindfulness é aposta da CRS Sul para promover mais saúde e qualidade de vida aos servidores

Adoção desta prática favorece a redução do estresse, ansiedade e depressão e contribui para a regulação emocional

 

#Paracegover Na imagem; os servidores participantes da capacitação estão reunidos posando para a foto

 

Por: Tatiana Ferreira da Silva

No último dia 27 de junho, das 14h às 16h, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS) Sul, por meio do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, realizou uma atividade de Consciência Alimentar/Mindful eating para os servidores.

A palestrante convidada Profª Drª Vera Salvo, da Unifesp, mostrou como essa prática, que utiliza a técnica da meditação Mindfulness (plena atenção) durante as refeições, pode contribuir para uma maior consciência alimentar e corporal.

A ideia de utilizar o Mindfulness nas atividades voltadas aos servidores da CRS Sul surgiu no ano passado, a partir da realização de uma palestra, a qual despertou o interesse dos trabalhadores, e que motivou a criação do Projeto “Qualidade de Vida no Trabalho”, cujo foco é favorecer a redução de estresse e melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores.

A boa aceitação motivou a equipe responsável pelo projeto em pensar na implantação de um curso de Mindfulness. Para isto, a área criou uma pesquisa online para sondar o interesse dos servidores no curso e, até o momento, 30 pessoas já responderam positivamente.


A capacitação


O Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness segue as diretrizes do protocolo MBHP (Mindfulness-Based Health Promotion) inspirado no mundialmente reconhecido MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e tem o objetivo de favorecer o autoconhecimento para o desenvolvimento de escolhas mais conscientes e para o autocuidado.

Neste programa, a proposta é que o servidor aprenda gradualmente como inserir a prática de Mindfulness em seu dia-a-dia, começando por práticas para regular a atenção, ampliar a consciência corporal e a como incorporar as habilidades de Mindfulness nas atividades rotineiras.

“São temas que estão em evidência: alimentar-se bem, sentir-se bem. São temas voltados aqueles ‘perrengues’ que a gente passa no dia- a- dia”, explica Eliana Gouveia, responsável pelo projeto.

A previsão é começar o curso na primeira quinzena de agosto e terá duração de 8 aulas, com 2 horas de duração cada e o intuito é aprimorar a ‘malhação mental’: “Você vai aprender a exercitar sua mente, pois isso é algo que se aprimora e se a pessoa quiser, não dependerá de mais ninguém para estar bem. Além disso, cada um terá seu rendimento e aprimoramento próprio”, afirma Eliana.

A participação no programa é indicada para pessoas que apresentem os seguintes comportamentos: com dificuldade de atenção; reage excessivamente às situações do dia a dia; tem níveis elevados de estresse; tem sintomas de ansiedade e depressão; tem dor crônica e outras enfermidades como hipertensão e diabetes; deseja ter mais qualidade de vida e mais autoconhecimento; deseja mudar a maneira como se relaciona com sua vida, como pensa e como se sente sobre as experiências diárias.