Programa Hábitos Saudáveis da Secretaria Municipal de Saúde

A Primeira Turma Teve Início em 19 de Setembro.

Texto por: Elton Leal

 

A Divisão de Desenvolvimento de Carreiras (DCC) da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEP) juntamente com a Coordenadoria de Saúde Centro (CRS-C), a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Mooca e as áreas da Saúde Nutricional e do Idoso da Atenção Básica, lançou o Programa Hábitos Saudáveis, que tem como objetivo “favorecer a mudança de hábitos de vida por meio de encontros interativos, com foco na promoção e prevenção à saúde dos trabalhadores da SMS”, segundo manual do programa criado pela Divisão de Carreiras.

Hábitos saudáveis é uma reformulação do antigo programa Alimentação Saudável que foi iniciado no segundo semestre de 2012 e teve quatro turmas, sendo a última em 2015.


No primeiro encontro desse novo programa é realizada uma avaliação com os participantes, na qual são coletados peso, altura e circunferência abdominal. A pesagem dos participantes é feita a cada encontro, sendo que no último é aferida novamente a circunferência abdominal para que se possa ter um comparativo com a medida inicial. 

A fim de ampliar o conceito de hábitos saudáveis, que vai além de uma boa alimentação, o programa abrange também a prática de meditação, realizada no fim de cada encontro, e atividade física que é disponibilizada aos participantes através de vídeos tutoriais.

São ao todo nove encontros semanais com duração de 1 hora e 30 minutos cada e, após, mais cinco encontros de monitoramento que acontecerão mensalmente.


 

Inserir hábitos saudáveis no dia a dia traz benefícios que melhoram a saúde, o bem estar e nos fornece mais energia para as nossas atividades diárias. Entretanto, é preciso uma mudança de comportamento para criar uma rotina saudável que, por falta de informação ou pelo corre-corre diário, muitas vezes temos dificuldade de iniciar. O Curso Programa Hábitos Saudáveis é uma ótima oportunidade para conseguir adotar essa rotina e trazer mais qualidade de vida para o servidor.