Outubro Rosa

Sede da Secretaria conscientiza profissionais com balões rosa e mensagens.

Texto por: Elton Leal

 

A Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEP), com intuito de lembrar as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama, decorou toda a sede da Secretaria Municipal de Saúde com balões rosa juntamente com mensagens de valorização da mulher e empoderamento feminino para simbolizar a campanha do Outubro Rosa. 

Cada mês está relacionado a uma cor que, por sua vez, tem referência a um tema da saúde. E com o objetivo de promover a importância desses temas, a COGEP criou o programa "Mês Saúde Mais Colorida"  que, por meio lúdico, estimula a conscientização sobre o assunto relacionado a cada cor.
 

 

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem como objetivo alertar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

Durante todo o mês, são adotadas ações que visam sensibilizar a população sobre a importância da realização de exames periódicos para que, em caso da doença, seja possível obter um diagnóstico precoce, o que aumenta a chance de cura.

Segundo a Área Técnica da Saúde Integral da Mulher, o câncer de mama teve um aumento nas últimas décadas no Ocidente devido ao envelhecimento populacional e também à exposição da população a fatores de risco modificáveis.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que em 2018 serão 59.700 novos casos de câncer de Mama. O maior índice é justamente na região Sudeste com 54% dos casos. A previsão é que São Paulo tenha aproximadamente 6.000 novos casos da doença por ano.

Um dos principais fatores de risco não modificáveis da doença é a idade avançada.  Há um aumento gradativo do indíce da doença nas mulheres com mais de 50 anos, sendo que esse grupo representa 77,5% dos casos.

Os fatores de risco modificáveis são aqueles que podem ser prevenidos com hábitos saudáveis como boa alimentação, prática de atividade física e evitar consumir alimentos ultraprocessados e bebidas alcóolicas. A adoção dessas medidas pode reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento da doença.

É recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil que mulheres de 50 a 70 anos façam a mamografia de rotina. Porém, em mulheres fora desse grupo a realização desse exame não traz benefícios, segundo o Ministério da Saúde do Brasil e Organização Mundial da Saúde. 

Para mais informações sobre prevenção do Câncer de Mama, consulte o link do portal da saúde da mulher: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_da_mulher/index.php 

Serviços de referência de Mama: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php

*Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_da_mulher/index.php , Acesso em: 15 out. 2018.