CCZ abre ciclo de palestras 2016 com temas sobre Dengue, Febre do Chikungunya e vírus Zika

Texto: Antonia de Oliveira / Paulo Roberto Urbinatti

   As crescentes taxas de transmissão de dengue no Brasil, que atingiram o pico no ano de 2015, aliadas à introdução da Febre do Chikungunya em 2014, e do vírus Zika em 2015, tornam necessária a disseminação do conhecimento atualizado sobre essas três doenças, que compartilham o mesmo vetor, o Aedes aegypti.

Com esse tema, teve início o VIII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, abrindo a agenda de palestras para 2016 no dia 30 de março, no auditório da Faculdade de Saúde Pública. Durante o evento, as palestrantes Dra. Vivian Ailt Cardoso e Dra. Alessandra Cristina Guedes, do Centro de Controle de Doenças (CCD/COVISA) apresentaram as principais diferenças e semelhanças clínicas e epidemiológicas entre os três agravos, bem como as medidas de prevenção e controle disponíveis até o momento.

O ciclo de atualização é realizado pela Subgerência de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e Subgerência de Gestão de Pessoas e
Educação, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ/COVISA), com apoio do Departamento de Epidemiologia e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP.