II Encontro Municipal de Voluntários da Saúde – Região Norte

Valorizar, Integrar e Evoluir

O Encontro Municipal de Voluntários da Saúde – Região Norte aconteceu no HMME Dr. Mário Altenfelder (Cachoeirirnha), tendo a participação de cerca de cem pessoas. O início do evento foi contemplado coma apresentação do “Coral Resgate da Vida”, formada por voluntários que mantém parceria há 17 anos com o HM Dr. José Soares Hungria.

A abertura contou com a participação do Coordenador Regional de Saúde Norte Dr. Alberto Alves Oliveira, da sra. Cláudia De Crescenzo, como representante da Secretaria Municipal da Saúde, da sra. Eva Cristina Gabriel, representando a Autarquia Hospitalar Municipal, da sra. Silvia Naccache Louzã, coordenadora do Centro do Voluntariado de São Paulo (CVSP) e da dra. Kátia da Silva, representan do o HMME Dr. Mário Altenfelder, anfitrião do evento.

A Palestra Magna foi proferida pelo sr. Wilson Tonioli, criador do Grupo Doutores Atrapalhadores e so seu personagem Dr. Tinho da Silva com a palestra “Remédios de Graça na Humaniz-Ação”, trazendo reflexões sobre a importância de ser palhaço e as consequências de suas palavras e ações nos pacientes, acompanhantes e profissionais.

Foram realizados dois encontros, nas regiões Sul (07/12) e Norte (13/12), em 2017 serão realizados nas demais, com o objetivo deste evento foi: a valorização das diversas ações desenvolvidas pelos voluntários com propostas de uma maior integração e capacitação dos mesmos, no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde, e ampliação das parceiras com instituições do terceiro setor, garantindo assim o contínuo processo de qualificação do Programa de Serviço Voluntário da SMS.

Voluntário é o cidadão ou cidadã que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário”