São Paulo é finalista da premiação World Green City Awards com duas iniciativas sustentáveis

O prêmio, que reconhece iniciativas que propõem soluções naturais para resolver questões globais e urbanas, selecionou o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e o projeto de Bosques de Conservação Urbana como finalistas

Criado com o objetivo de promover soluções naturais para resolver questões globais e urbanas, o World Green City Awards nasceu da International Association of Horticultural Producers (AIPH), e é uma premiação que reconhece os esforços de governos locais em prol da causa. Em 2024, a cidade de São Paulo foi selecionada como finalista nas categorias “Viver verde para a saúde e o bem-estar” e “Viver verde para Infraestrutura Urbana e Habitabilidade”. A capital foi inscrita na premiação por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e participa com a iniciativa de Conservação de Bosques, da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ambos têm como objetivo engajar a participação ativa dos paulistanos, além de disponibilizar espaços verdes dentro da cidade.

A AIPH trabalha para reacender e manter um relacionamento duradouro com a natureza, e atender às diversas necessidades dos produtores rurais em um mundo globalizado. A premiação do World Green City Awards reúne as melhores iniciativas apresentadas à associação, e são divididas em sete categorias: Viver verde para a biodiversidade; Viver verde para as mudanças climáticas; Viver verde para a Água; Viver verde para Coesão Social e Comunidades Inclusivas; Viver verde para agricultura urbana e sistemas alimentares; Viver verde para Infraestrutura Urbana e Habitabilidade; e Viver verde para a saúde e o bem-estar.

As categorias nas quais a capital paulista concorre priorizam iniciativas que abordem os determinantes médicos, comportamentais e sociais da saúde dos residentes; e que promovam e apoiem estilos de vida positivos para a população da cidade, através de um ambiente bem planejado e mantido, como bosques. O World Green City Awards enfatiza que a melhoria da saúde resulta em custos menores para os prestadores de serviços de saúde, e beneficia a economia por meio da melhoria da produtividade e da redução da ausência e afastamento de funcionários no trabalho e da rotatividade de pessoal, e explica que a preservação da vegetação pode melhorar a qualidade do ar, absorvendo dióxido de carbono e filtrando partículas.

“Os programas ‘Ambiente Verdes e Saudáveis’ e ‘Conservação de Bosques’ são ousados e incluem um novo modelo de uso e fornecimento de solução orientada para a natureza, além de engajar a população na pauta. A participação de São Paulo em premiações como a World Green City Awards, da AIPH, é fundamental, pois traz visibilidade internacional ao trabalho da Prefeitura, sendo exibido para um público global que a cidade está comprometida em causas ligadas a saúde, natureza e sustentabilidade. A oportunidade coloca as ações da capital como exemplo para o mundo, e atrai possibilidades de cooperações internacionais para ações com o mesmo intuito dentro da capital”, explica a secretária-adjunta de Relações Internacionais, Embaixadora Maria Auxiliadora

Sobre os programas

O PAVS, em 2008, foi incorporado como um programa da Estratégia Saúde da Família, no âmbito da Atenção Básica, pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo da iniciativa é incluir as questões ambientais nas ações de promoção da saúde, além de fomentar novas práticas de saúde que se traduzam em valores de responsabilidade cidadã em defesa da vida e do ambiente. Empoderando a participação efetiva dos paulistanos, contribui em políticas públicas integradas dentro de São Paulo com ênfase nas questões ambientais que envolvam a saúde da população.

Saiba mais sobre o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS)!

A capital paulista vem reafirmando seu compromisso com a redução de gases do efeito estufa nas últimas Conferências das Partes (COP). Desde 2021, a Prefeitura trabalha para criar pequenas florestas em São Paulo, com espécies pertencentes ao Cerrado e Mata Atlântica, biomas encontrados na região paulista. O intuito da iniciativa de conservar bosques é controlar ondas de calor, chuvas intensas, períodos de seca e outros desafios gerados pela mudança climática.

Saiba mais sobre o projeto de Bosques de Conservação Urbana!