Prefeitura entrega campo de futebol e nova sinalização dos percursos de corrida e caminhada do Ibirapuera

Nike investiu R$ 750,4 mil nas obras de revitalização e será responsável pela manutenção dos espaços durante dois anos

De Secretaria Especial de Comunicação

O prefeito João Doria e representantes da Nike inauguram neste domingo (20) o campo de futebol do Parque Ibirapuera, que passou por obras de revitalização, e a sinalização dos três percursos de corrida e caminhada. A empresa esportiva investiu R$ 750,4 mil nas reformas.

"Estou muito feliz de entregar esse campo revitalizado. Isso traz um valor enorme pela democracia que o parque Ibirapuera tem. E só foi possível graças ao apoio da Nike. É a recuperação de um espaço público para que as pessoas se divirtam, se confraternizem e sem custo para a Prefeitura", disse o prefeito João Doria.

As obras de revitalização do campo e de sinalização dos percursos de corrida e caminhada duraram menos de 30 dias. A grama utilizada no campo do Ibirapuera, que simula as características de uma grama natural, é produzida no Brasil, com parte de matéria-prima reciclada, e segue as normas internacionais. Para compensar a impermeabilização da área do campo, outra área do mesmo tamanho está sendo permeabilizada com previsão de entrega em 30 dias, dentro do prazo contratual. Além disso, o projeto incluiu o acesso ao campo feito com concreto ecológico e permeável, seguindo as regras de acessibilidade.

Para o projeto da nova sinalização dos percursos, foi feito um mapeamento das necessidades de praticantes de caminhada e corrida no parque. Faixas foram pintadas nas rotas de1,5 km e3 km, atendendo a um padrão internacional de marcação de percurso. As cores vibrantes facilitam a visualização de usuários em horários de pouca luminosidade. A rota de6 km, que contorna o parque, ganhou placas de sinalização mais visíveis e com maior frequência para melhorar a orientação dos usuários.

A Nike se comprometeu, dentro da parceria com a Prefeitura, com a manutenção dos espaços por dois anos. Durante esse período, a empresa realizará ações esportivas no parque. Em contrapartida, poderá expor sua marca nos pontos beneficiados pelas melhorias, sempre respeitando os limites previamente acordados e a Lei Cidade Limpa. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Para o presidente da Nike no Brasil, Carlos Homedes, o parque tem importância fundamental para São Paulo: “Nossa missão é levar inspiração e inovação para atletas em todo o mundo. Estamos muito felizes em entregar à cidade um campo de futebol de alta qualidade, com nova iluminação. Isso proporciona mais segurança e possibilita os jogos durante todo o período em que o Ibirapuera está aberto. Além disso, a sinalização do percurso de corrida e caminhada em cores vibrantes favorece os frequentadores à noite”, afirmou.

O ex-jogador de futebol, Ronaldo Nazário (o Fenômeno), elogiou a iniciativa. "Como o prefeito disse, quando chovia demorava até dez dias pra poder usar o campo de novo. Agora, é uma grande oportunidade pra toda cidade aproveitar as melhorias aqui do parque", afirmou. Entre os outros atletas presentes estavam o atacante do Corinthians, Jô, a campeã mundial de salto com vara Fabiana Murer, o jogador de basquete Leandrinho Barbosa, a atleta paraolímpica Verônica Hipólito, o paratleta Fernando Fernandes, a triatleta Fernanda Keller e o skatista Gabriel Fortunato.

Durante o domingo de inauguração, serão realizadas atividades esportivas abertas e gratuitas para todos os frequentadores do parque, com a participação de atletas profissionais em modalidades como futebol, basquete, skate, corrida e treino funcional. No fim do dia, oito grupos de corredores sairão de quatro pontos diferentes da cidade, em percursos de três e seis quilômetros, para cruzar a mesma linha de chegada no Ibirapuera. Também haverá um show do rapper Rincon Sapiência, com participações de Rico Dalasam e da cantora Xênia França.

Esta é mais uma parceria firmada com a iniciativa privada para beneficiar o Parque Ibirapuera, sem gerar custos aos cofres públicos. Ações anteriores promoveram a reforma dos banheiros e das quadras poliesportivas da área verde.

Clique aqui e veja fotos: https://www.facebook.com/pg/prefeituravilamariana/photos/?tab=album&album_id=1295633620565929