'Faça Seu Bairro Lindo' realiza intervenções em praça no Paraíso

Mutirão de zeladoria com a participação dos munícipes, no último sábado (24), reuniu mais de 200 pessoas na Praça Santíssimo Sacramento

A segunda ação do programa de zeladoria "Faça Seu Bairro Lindo" na Prefeitura Regional Vila Mariana, realizada na Praça Santíssimo Sacramento, no bairro do Paraíso, reuniu mais de 200 voluntários neste sábado (24). Foram realizados os plantios de 400 m² de grama esmeralda, 1.500 mudas de grama amendoim, duas mudas de Ipê e 200 mudas de agapanto; a desimpermeabilização de 360 m² de piso; a construção de 14 rampas de acessibilidade, com piso podotátil; criação de uma nova faixa pedestre; pintura das vagas regulamentadas pela Zona Azul, 449 m de guias e três faixas de pedestre já existentes; limpeza de 16 bocas de lobo; poda de 27 árvores; aplicação de 120 m² de asfalto para tapar buracos; e a lavagem da praça, do viário e das placas de trânsito. No total, foram utilizados 30 sacos de cimento, 4 m³ de areia e 2 m³ de pedra, somando 38 horas de trabalho das equipes da Prefeitura Regional Vila Mariana e dos munícipes voluntários.

A Ilume trocou as lâmpadas queimadas e a Telefônica consertou os orelhões quebrados. A empresa Sertel e o Itaú, administradores do programa Bike Sampa, reformaram o bicicletário. Com a ajuda dos alunos da Escola Santi, a horta foi refeita. Os bancos da praça foram pintados e ganharam a aplicação de mosaico feita pelo projeto Solidariedade com Arte, assim como o muro ao lado do ponto de táxi. A empresa Peebox disponibilizou banheiro durante todo o evento e a Sabesp distribuiu água.

A escolha da praça partiu de uma reunião com alunos da Escola Santi, que procuraram o prefeito regional Benê Mascarenhas para solicitar melhorias no local. “Fiquei muito orgulhoso com a pró-atividade desses jovens e muito feliz com a iniciativa deles de procurar a prefeitura para discutir questões importantes para o bairro”, afirma Benê.

A Prefeitura Regional Vila Mariana agradece o apoio de todos os parceiros que ajudaram na realização deste mutirão: o Conselho Gestor da Saúde da Vila Mariana, que distribuiu camisinhas e material informativo; os motoristas do ponto de táxi Marcos, César e Wancley, presentes durante todo o trabalho; a Escola Santi, que doou a grama e envolveu os alunos no mutirão; a Padaria Flor do Paraíso e o Supermercado Madrid, que contribuíram com o café da manhã; a Peebox; a Sabesp; a Tutoia Material de Construção e a Paredi Construções e Empreendedorismo, que doaram cimento; o grupo Pipoca, que levou as camisetas; a Qualatex, que distribuiu bexigas; a Magic Entretenimento, que montou uma cama elástica e fez pinturas de rosto das crianças; a Weber/Quartzolit, responsável pela doação dos mosaicos e argamassa, além do apoio da CET, PM e GCM, que garantiram a logística e a segurança do evento.

Lançado no mês passado pelo prefeito João Doria, o “Bairro Lindo” realiza intervenções em toda a cidade com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas prefeituras regionais e, neste sábado, aconteceu simultaneamente em outros 18 pontos da capital.

A ideia do programa surgiu após a população mostrar interesse por participar do SP Cidade Linda, que acontece semanalmente em uma região diferente. Com a nova iniciativa, o cidadão pode participar das ações em seu próprio bairro. A primeira ação na Vila Mariana aconteceu no dia 6 de maio na Praça Professor Américo Portugal Gouveia, no bairro da Saúde, e reuniu dezenas de voluntários.

Na Prefeitura Regional Vila Mariana, mutirões com essa característica já estavam sendo realizados desde o começo da gestão. As praças Povo Húngaro e Rosa Alves da Silva, ambas na Vila Mariana, Giordano Bruno e Kant, na Chácara Klabin, Nossa Senhora Aparecida, em Moema, Coronel Fernandes Lima, no Jardim Novo Mundo, e Julio Cesar Vanini, no Jardim da Glória, passaram por ações nesses moldes com o engajamento dos moradores da região, inclusive crianças.

Faça Seu Bairro Lindo
O programa conta com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelo município para a realização de mutirões de zeladoria. Todos os meses, 32 pontos da cidade - um por prefeitura regional - passarão por intervenções do novo programa. A ação será desenvolvida, prioritariamente, por voluntários e contará com serviços como raspagem de lambe-lambes, pintura de guia e varrição. As respectivas Prefeituras Regionais disponibilizarão equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria.

O objetivo é que, nos próximos meses, os 96 distritos sejam envolvidos no projeto. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais criou o concurso “Bairro Lindo do mês”. O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participou) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

Para participar do “Faça Seu Bairro Lindo”, basta entrar em contato com a prefeitura regional responsável pela região interessada. As datas são organizadas em diálogo com os grupos de voluntários.

Clique aqui e veja fotos