SP Cidade Linda faz manutenção de mais de 18 mil metros quadrados de jardins na Avenida República do Líbano

Atividades de zeladoria também taparam 15 buracos e limparam bocas de lobo, bueiros e bocas de leão

De Secretaria Especial de Comunicação

O programa SP Cidade Linda fez ao longo desta semana a manutenção de mais de 18 mil metros quadrados de jardins na Avenida República do Líbano, na Zona Sul. A 23ª edição da operação de zeladoria também tapou 15 buracos no asfalto e podou 196 árvores. A ação foi realizada em parceria com a comunidade libanesa.

Em 4,75 quilômetros da via, que interliga a Rua Manoel da Nóbrega e a Avenida Ibirapuera, equipes da Prefeitura podaram 196 árvores. Em uma área verde de cerca de 500 metros quadrados, localizada em frente ao Clube Atlético Monte Líbano, foram plantadas espécies ornamentais em um canteiro no formato de um cedro do Líbano, símbolo da comunidade libanesa.

Para regularizar o asfalto da via, foram fresados 96 metros quadrados e houve a aplicação de 10,30 toneladas de massa asfáltica. Todas as 172 luminárias da avenida passaram por checagem e limpeza. Um poste atingido por um acidente de trânsito foi substituído e três lâmpadas acabaram trocadas. Além disso, os 14 abrigos de ônibus passaram por limpeza, com lavagem e retirada de cartazes.

Nas praças, o programa efetuou a manutenção de quatro monumentos: a Homenagem da Colônia Líbano-Brasileira em Comemoração dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, de Odette Eid, na Praça Professor Jairo de Almeida Ramos; a Fonte Milão – São Paulo, na Praça Cidade de Milão; o obelisco Domingo – Dia do Senhor, de Heitor Eiras Garcia, na Praça Dia do Senhor, e a homenagem a Francisco Cintra Gordinho, de Cláudia Fernandes, na Praça Dr. Francisco Cintra Gordinho.

A operação também incluiu 6 metros quadrados de conservação de passeios e calçadas, 1,5 metros quadrados de recomposição de muretas e a construção de 3 rampas de acessibilidade com piso podotátil.

Foram vistoriados e limpos 83 bueiros, bocas de lobo e bocas de leão, além de 276 metros de ramais. A rede de drenagem também recebeu 7 novas tampas de bocas de lobo, 2 guias-chapéu e 2 grelhas. Outras 25 bocas de lobo foram reformadas.

A operação realizou ainda a manutenção de 106 placas de trânsito, três gradis e 1.400 metros quadrados de sinalização horizontal. Os serviços serão acompanhados por 45 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego, com 28 viaturas, e por 20 guardas-civis metropolitanos, com seis viaturas. No total, trabalharão na ação 362 pessoas com 92 equipamentos.