'Faça Seu Bairro Lindo' reúne dezenas de voluntários na Vila Mariana

Mutirão de zeladoria com a participação dos munícipes aconteceu no último sábado (6) na Praça Professor Américo Portugal Gouveia e teve até apresentação de orquestra

A primeira ação do programa de zeladoria "Faça Seu Bairro Lindo", lançado este mês pelo prefeito João Doria, reuniu dezenas de voluntários na Praça Professor Américo Portugal Gouveia, no bairro da Saúde, no último sábado (6). A população do entorno compareceu e colocou a mão na massa, na vassoura e nos pincéis e ajudou a revitalizar o local.

Os escoteiros do Grupo Hongwanji plantaram mudas de árvores cedidas pela prefeitura regional. Funcionárias da Escola Caminho Aberto e do Instituto Ecoinovação ajudaram a pintar as guias e as traves da quadra. Um dos momentos mais interessantes do mutirão foi a apresentação de parte da orquestra dos alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jean Mermoz, localizada ao lado da praça. ?Jemmeny Yuri, no violino, Deyvison Viana, na viola, e Moises Silva, no violoncelo, interpretaram duas músicas e foram bastante aplaudidos pelos munícipes e funcionários da zeladoria.

Entre os serviços foram realizados a poda de 47 árvores; o corte de 4.000 m² de grama; 20 m² em pequenos reparos no passeio da praça; reposição de 50 corpos de prova na orla que emoldura os canteiros centrais; tapa-buraco; limpeza de bocas de lobos; limpeza, capinação, pintura e raspagem de poste e guia; e lavagem da praça e da quadra, que teve as faixas pintadas novamente. Os gradis que estavam soltos foram retirados e o muro, refeito com a construção de 6 m² de mureta. A prefeitura regional oficializou a Ilume (Departamento de Iluminação Pública) para melhorar a iluminação na praça. Também teve início o plantio de 60 mudas de árvores, que será finalizado esta semana.

O sucesso da ação só foi possível graças a ajuda dos voluntários e também de diversos parceiros, que contribuíram com alimentos e materiais para a revitalização da praça. Para o café da manhã comunitário, a Nova Itaipu Distribuidora de Bebidas doou água mineral e refrigerante, a Padaria Pão Caseiro levou os pães, o Mercadinho Belize deu a mortadela e a Better Descartáveis cedeu copos, toalhas de mesa, guardanapos e luvas. O Center Castilho Jabaquara contribuiu com tintas, fita crepe, luva, arame, sacos de cimento, pincel e kit anti-respingo. A Hot Body suplementos ofereceu aos munícipes uma suplementação de carboidrato, para garantir energia durante o trabalho.

Na Prefeitura Regional Vila Mariana, mutirões com essa característica já estavam sendo realizados. “Percebemos o interesse das pessoas em querer cuidar do seu bairro, da praça da sua rua, e decidimos envolvê-las nas ações de zeladoria. Para isso, escolhemos uma praça, que é um local seguro para os munícipes, e programamos os serviços aos sábados, para que todos possam participar”, destaca o prefeito regional da Vila Mariana, Benê Mascarenhas.

As praças Povo Húngaro e Rosa Alves da Silva, ambas na Vila Mariana, Giordano Bruno e Kant, na Chácara Klabin, Nossa Senhora Aparecida, em Moema, e Praça Coronel Fernandes Lima, no Jardim Novo Mundo, passaram por ações nesses moldes e o envolvimento dos moradores da região, inclusive crianças, foi muito importante. A sétima ação de zeladoria com a participação da comunidade local na Prefeitura Regional Vila Mariana será no próximo sábado (13) na Praça Júlio César Vanini, Jardim da Glória.

Bairro Lindo
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Prefeituras Regionais, Bruno Covas, a ideia do projeto “Faça Seu Bairro Lindo” surgiu após a população mostrar interesse por participar do SP Cidade Linda, que acontece semanalmente em uma região diferente da cidade. Com a nova iniciativa, o cidadão pode participar das ações em seu próprio bairro. “Este programa visa ter uma ação descentralizada e receber uma grande quantidade de voluntários que querem participar, em ações no próprio distrito em que vivem”, afirmou.

Todos os meses, 32 pontos da cidade - um por prefeitura regional - passarão por intervenções do novo programa. O objetivo é que, nos próximos meses, os 96 distritos sejam envolvidos no projeto. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais criou o concurso “Bairro Lindo do mês”. O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participou) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

Clique aqui e veja fotos