Domingão Tarifa Zero: primeiro dia de operação será finalizado às 23h59

Prefeito Ricardo Nunes voltou a utilizar os ônibus municipais no início da noite deste domingo (17); benefício também será aplicado no Natal, Ano Novo e no aniversário de São Paulo

Sucesso entre a população e com funcionamento dentro do programado, o primeiro dia de operação do Domingão Tarifa Zero, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que oferta ônibus gratuitos visando incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, além de melhorar a economia da cidade, será finalizado às 23h59 deste domingo (17).

O prefeito Ricardo Nunes voltou a utilizar os ônibus municipais neste domingo (17) em um trajeto da avenida Washington Luís até a avenida Túlio Teodoro de Campos, onde está instalada a Vila de Natal Água Espraiada, na Zona Sul da capital, e garantiu que o Domingão Tarifa Zero será mantido enquanto for prefeito. “Tem fake news saindo por aí falando que isso vai ser até o final do ano. Não! Todos os domingos, enquanto eu for prefeito, [teremos] Domingão Tarifa Zero”, afirmou.

Os técnicos da SPTrans acompanham toda a operação e orientam os passageiros. Durante a madrugada, a demanda observada se apresentou dentro da normalidade. No período da manhã, os técnicos observaram movimentação um pouco mais intensa nas linhas da cidade, dentro da normalidade.

“A gente tem hoje 2,2 milhões de passageiros que já circulavam nos quase 5 mil ônibus que circulam aos domingos, e a gente tinha 40% de uso, com 60% de ociosidade. Mesmo com a tarifa zero ainda temos espaços vazios. Nós já fazíamos um grande investimento para manter esses quase 5 mil ônibus e agora podemos dar essa possibilidade de não usar só 40%, usar 60%, 70%, 80%, 90% dos ônibus”, explicou o prefeito.

A gratuidade também será aplicada no Natal (25/12), Ano Novo (01/01/24) e no aniversário de São Paulo (25/01/24). Os passageiros terão que usar o Bilhete Único: a tarifa não será cobrada no validador. Quem ainda não tiver, o cobrador ou o motorista irão liberar sua passagem pela catraca. A medida tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, além de melhorar a economia e a oferta de empregos.

“Eu adorei essa iniciativa. Fui para o Ibirapuera, voltei, e agora vou até chamar a família para sair e ir ver a árvore de Natal”, contou o empreendedor Geraldo Santana.

Os dados de passageiros transportados nos ônibus da cidade ficam armazenados nos ônibus e são transmitidos quando os veículos são recolhidos às garagens para abastecimento, limpeza, manutenção, etc. Por esse motivo, não há parcial de passageiros transportados ao longo do dia em curso.

O sistema de bilhetagem eletrônica funcionou dentro do programado, proporcionando que o passageiro deixe seu registro pela catraca, informação fundamental para garantir o bom planejamento do sistema e realizar os ajustes necessários para os próximos domingos.

Equipes da SPTrans e concessionárias seguem em campo e nos centros de monitoramento acompanhando a operação dos ônibus neste primeiro dia de gratuidade.