Prefeitura e AES Eletropaulo fazem mutirão de poda e remoção de árvores

Projeto-piloto será realizado nesta terça e quarta-feira na Vila Mariana

A Prefeitura Regional Vila Mariana e a AES Eletropaulo farão um projeto-piloto de mutirão conjunto para a poda e remoção de árvores nesta terça e quarta-feira. A ação será realizada nas ruas Áurea e Morgado de Mateus, ambas na Vila Mariana.

"O objetivo da parceria é otimizar o trabalho de uma das maiores demandas da região, que é a questão das árvores em contato com a rede elétrica", explica o prefeito regional Benê Mascarenhas.

Além do trabalho em conjunto com a concessionária de energia, o mutirão também vai executar os serviços cotidianos de zeladoria, como a limpeza e o tapa-buraco.

Desde 2015, um convênio firmado entre a AES Eletropaulo e a Prefeitura de São Paulo permite que a concessionária realize podas ou remoções de árvores apontadas pelo município por meio de uma autorização única e anual, e não mais árvore por árvore pedida para a prefeitura regional. Os pedidos individuais feitos pelos munícipes devem ser atendidos em até 90 dias e a empresa tem até 24 horas após a poda para retirar das vias os galhos podados.

De acordo com o Sistema de Gerenciamento das Árvores Urbanas (SisGau), a cidade tem cerca de 650 mil exemplares de árvores mapeados. As prefeituras regionais Sé, Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Vila Mariana, Ipiranga, Lapa e Mooca têm, juntas, mais de 40% das árvores do viário paulistano e concentram a maior parte dos problemas com quedas.