Painéis em azulejo de Clóvis Graciano serão revitalizados

Programa SP Cidade Linda chegou à região da Av. Rubem Berta no último sábado com a participação do prefeito João Doria

O programa de zeladoria urbana São Paulo Cidade Linda chegou à 10ª edição e desde o último sábado (4) está revitalizando a região da Avenida Rubem Berta, via que interliga a região do Ibirapuera e o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista. Os serviços de limpeza irão ocorrer em uma extensão de 6,5 quilômetros de vias, incluindo ruas laterais e a Avenida Moreira Guimarães. Clique aqui e veja o mapa com todas as ações que serão feitas na região.

O prefeito João Doria participou do início dos trabalhos e ajudou a operar uma máquina para desobstruir um bueiro, plantou uma muda de Ipê Amarelo e pintou algumas guias. "Temos 605 pessoas trabalhando aqui, em 28 atividades, para tornar a cidade mais bonita, mais limpa, mais habitável, mais urbanizada, dando orgulho às pessoas de viverem em São Paulo", disse no sábado. O prefeito regional da Vila Mariana, Benê Mascarenhas, também participou ativamente das ações durante todo o sábado e plantou um Ipê Branco.

O destaque da operação desta semana é a limpeza da obra “Alegres Saudações para Lucinha”, de Marcello Nitsche, e dos quatro painéis em azulejo de Clóvis Graciano. A escultura de aço pintado está instalada desde 2004 na praça Lucinha Mendonça. Já os painéis de cerâmica pintada datam de 1969 e estão localizados no acesso à Avenida Moreira Guimarães. O mural narra a história da cidade, em especial as viagens dos bandeirantes e o cultivo de café.

Além da conservação dos monumentos, estão previstos 28 serviços como plantio de mudas, limpeza de placas de sinalização de trânsito, pintura de muretas, instalação de lixeiras, recuperação de calçadas, manutenção da iluminação e de jardins. Também está prevista a limpeza de 61 bocas de lobo e manutenção em passarelas.

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) irá fazer checagem e manutenção nas 226 luminárias da via. A ação já detectou problemas em 11 lâmpadas, que já foram trocadas e estão em funcionamento.

Para realização de toda a operação serão utilizados 106 equipamentos e a mão de obra de 605 funcionários, entre equipes das prefeituras regionais e profissionais das empresas prestadoras de serviços da gestão municipal.