Encontro debate programa de aprendizagem na região

A Prefeitura Regional São Mateus sediou na manhã do dia 12 de maio um encontro para debater sobre o Programa de aprendizagem e seus impactos na região. Realizado pelo Centro de Profissionalização de Adolescentes (CPA) Pe. Bello contou com a presença de vários jovens que participam do programa e alguns que já passaram pelos cursos profissionalizantes e que conseguiram obter uma vaga nas empresas que apoiam a iniciativa. Também estiveram presentes ao evento empresários interessados na promoção de empregos para jovens.


De acordo com a Coordenadora do Programa de Aprendizagem, Diana da Silva Rodrigues, “temos muitos jovens interessados em trabalhar, mas nem sempre as vagas estão aqui e eles tem de se deslocar para outras regiões, levando mais de uma hora para chegarem ao seu destino”.

A Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005 estabelece que todos os estabelecimentos de médio e grande porte são obrigados a destinar de 5 a 15% das vagas para jovens entre 14 e 24 anos, para cargos operacionais, como aprendizes, a partir de um contrato especial, com prazo determinado de 2 anos, jornada de trabalho de 4 até 6 horas diárias, para os que não concluíram o 2º grau.


Para o Prefeito Regional, que esteve presente ao evento “debater esse assunto é muito importante para o desenvolvimento de nossa região, não só para os jovens, mas estendê-lo para outras faixas etárias, trabalhar perto de casa melhora a qualidade de vida das pessoas”.

Quem tiver interesse sobre cursos pode entrar em contato através dos telefones: 2731-6354 e 2731-4922 e e-mail aprendizes@cpa.org.br . As empresas que quiserem contratar jovens aprendizes também podem utilizar esses canais de comunicação.