Taça das Favelas começa sábado (1º/07) e vai até novembro

De Secretaria Especial de Comunicação

 A terceira edição da Taça das Favelas terá início na cidade de São Paulo no dia 1º de julho, com jogos no Centro Esportivo Vila Manchester, na Zona Leste. Este é o maior campeonato de futebol entre favelas no mundo, com mais de 600 mil pessoas envolvidas, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

“A realização deste evento está de parabéns. É muito bacana ver sonhos realizados, principalmente quando sabemos a realidade das periferias, que precisam de oportunidade, meninos e meninas, ver a molecada jogando demais. Estamos juntos, este será mais um ano de sucesso”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a cerimônia de abertura realizada no Museu do Futebol.

Devido ao grande sucesso, a Taça das Favelas São Paulo já teve neste ano uma Série B na categoria masculina. Foram classificados os times de 16 favelas, que vão se juntar às equipes da elite do torneio, totalizando mais de 100 favelas do Estado nas categorias masculina e feminina.

“Este é um sonho de 2014, na primeira vez que fizemos um evento e fomos atrás do poder público. A Cufa existe para dar oportunidades e salvar vidas, isso me orgulha. Sabemos o quanto é difícil, mas essa taça é superação”, lembrou o presidente estadual da CUFA, Marcivan Barreto

Diferente dos anos anteriores, o formato da Taça das Favelas São Paulo 2023 não será eliminatório. As equipes passarão por fase de grupos, com os times definidos por sorteio. As finais estão previstas para o dia 18 de novembro.

“O esporte é um ambiente para a cultura que favorece as pessoas para que possam ter oportunidades, e uma vida melhor. Esta é a grande riqueza que o Brasil e a cidade de São Paulo produzem”, destacou o secretário municipal de Esportes, Cacá Vianna.

A Taça das Favelas São Paulo 2023 tem patrocínio master de Bet Nacional, Enel e Friboi; patrocínio ouro de Vai Voando; prata de Assaí e Camil; bronze de Ambev, Comunidade Door e VR; apoio de FSB Comunicação, R1, DFM Advocacia e Sheraton; promoção de TV Globo e Eletromídia, e parceria institucional de Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e Museu do Futebol.

 


Taça das Favelas
Na cidade de São Paulo, o campeonato começou em 2019 e a sua final lotou o estádio do Pacaembu. Na ocasião, os jovens do Parque Santo Antonio foram os campeões da competição masculina e na modalidade feminina o título ficou com o Complexo da Casa Verde.

“A Taça das Favelas promove uma verdadeira transformação na vida desses meninos e meninas, jogadores. É essa a importância de realizarmos este campeonato que promove a cidadania e garante oportunidades”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Bezerra.

Em 2020 e 2021, a Taça das Favelas foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O campeonato voltou em 2022 com os jogos em campos cedidos pela Prefeitura de São Paulo e a grande final em Barueri. Os vencedores foram os times de Paraisópolis, no feminino, e Jardim Ibirapuera, no masculino.

“É uma ação de oportunidade. É a administração pública unida para promover ações como esta, realizadas pela CUFA. Estamos juntos para mostrar a importância deste evento para a cidade de São Paulo”, disse a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.Em um campo de futebol com gramado sintético, um jovem ergue o braço, sinalizando para outros jogadores que vai chutar.

Campo do Guarani, em São Mateus, treinamento de garotos e jovens atletas