População apresenta sugestões para o Plano Cicloviário

Audiência pública reuniu representantes de sete subprefeituras

 A atual gestão montou um plano de metas para expandir as ciclovias e realizar melhorias nas já existentes, até o final do ano que vem, para que a bicicleta seja mais utilizada como meio de transporte, como forma de reduzir os problemas de congestionamento, poluição do ar e permitir que mais pessoas façam exercícios físicos benéficos à saúde.

A população está sendo ouvida sobre as propostas da Prefeitura para o Plano Cicloviário de São Paulo. Na sexta-feira (07/06), foi realizada audiência pública envolvendo sete subprefeituras da Zona Leste, em Cidade Tiradentes: São Mateus, Itaquera, Guaianases. Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e a anfitriã, Subprefeitura Cidade Tiradentes. Participaram da reunião lideranças políticas, movimentos de cicloativistas e pessoas interessadas no assunto. 

Nessas reuniões, os munícipes podem contribuir para a melhoria da rede cicloviária da cidade de São Paulo, além de conhecerem a minuta do Plano Cicloviário elaborada pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Transportes e Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET.

No Plano de Metas proposto para o biênio 2019/2020 pela Prefeitura, foi estabelecida como primeira etapa a meta de implantar 173,35 km de nova infraestrutura cicloviária, através das conexões, além de requalificar 310,6 km de infraestrutura cicloviária existente até o final de 2020.

A seleção dos locais de implantação foi realizada pelas áreas de planejamento da CET, adotando como principais diretrizes, desde o início do processo, a segurança, a integração com outros meios de tranporte e a implantação com o mínimo de intervenções. Na sequência, a definição dos locais seguiu o critério da ligação com os trechos já implantados, a fim de consolidar uma rede. A definição dos locais foi feita de forma a beneficiar todas as regiões da cidade. Foram ouvidos os representantes da Câmara Temática de Bicicleta do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito em processo de participação social, organizado por meio de encontros, realizados entre novembro de 2018 e maio de 2019.

Incentivo ao maior uso da bicicleta como forma de reduzir os problemas de congestionamento e a poluição são as principais propostas do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (Lei Municipal 16.050/2014).
, em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012), define diretrizes que favorecem os modos de transporte não motorizados, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

Se comparada aos modos de transporte motorizados, a bicicleta é uma alternativa de locomoção econômica e ambientalmente mais saudável, razão pela qual o Plano de Governo da atual gestão contempla a implantação de uma série de medidas adequando a cidade a esta crescente demanda.

Neste link Plano Cicloviário do Município de São Paulo (pdf, mais informações sobre a proposta. 35MB)
Mapa com as regiões de São Mateus e Itaquera, marca em linha verde onde serão construídas ciclofaixas.