Dia do Meio Ambiente é celebrado no Morro do Cruzeiro

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, entre autoridades, líderes e estudantes da região

Participantes da caminhada em frente ao Morro do Cruzeiro; à direita, seguram uma faixa com uma mensagem da causa ecológica.

 

Nem a chuva fina e o frio diminuíram o brilho da comemoração pelo Dia do Meio Ambiente, no principal símbolo da necessidade de preservação da nossa região: o Morro do Cruzeiro. Líderes comunitários, ambientalistas e autoridades se juntaram aos alunos da Emef Tereza-Maciel de Paula e do Colégio Souza Gouveia, para fazer a defesa da transformação em parque do segundo ponto mais alto do município de São Paulo, com seus 998 metros de altitude. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes.

 

A caminhada até o topo do morro foi substituída por um ato simbólico, na parte baixa, devido às condições impróprias do terreno, com a chuva. A Subprefeitura São Mateus deu apoio a esta manifestação ecológica e à transformação da área em parque. O subprefeito Roberto Bernal esteve presente, junto com o assessor técnico de gabinete, Eddy Suzuki.
Do alto do morro é possível enxergar municípios como Mauá, Santo André e São Caetano no Sul, grande parte da zona leste e, em dias claros, as antenas instaladas na Avenida Paulista. O Morro do Cruzeiro representa 2% de toda a área verde da cidade, sendo uma reserva de Mata Atlântica, o bioma mais complexo da Terra que possui maior diversidade das espécies vivas do planeta.

A preservação é importante para a saúde da cidade e a qualidade da vida dos seus cidadãos. Ambientalistas propõem que o Centro de Referência em Educação Ambiental seja criado, de forma que a área se torne um patrimônio público de grande importância, valorizando as propriedades existentes e atraindo investimentos para o desenvolvimento econômico e social da região.

O Parque poderá ser uma opção de lazer e turismo educativo, pois além de ter uma grande variedade de espécies da flora, de borboletas, pássaros e até de animais, é onde está a nascente do Córrego Aricanduva.