Lixo eletrônico precisa ser descartado em local certo

O que fazer com aparelhos que não funcionam mais

Ponto de descarte de lixo eletrônico.

O que fazer com um computador antigo, um celular que já não funciona mais, uma impressora que está quebrada e não compensa consertar? Há pontos de coleta de lixo eletrônico em 15 locais, a maioria em parques municipais, como o do Carmo, em Itaquera, local mais próximo da região da nossa Subprefeitura São Mateus. Os demais estão no site da Prefeitura. Os coletores foram instalados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente em parceria com o Movimento Greenk (criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico), e o Principado de Mônaco.
Os postos de descarte foram desenvolvidos para receber celulares, computadores, notebooks, teclados, fios, mouses, impressoras, entre outros equipamentos. De acordo com a legislação, todo o e-lixo é recolhido por empresas certificadas e homologadas pela Green Eletron, entidade fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para promover o reaproveitamento dos materiais.

Os equipamentos em condições de uso são reciclados e doados para escolas públicas. Já os produtos e peças que estiverem fora de uso, seguem para uma empresa ambiental certificada, que irá desmontá-los para que os diferentes materiais sejam reaproveitados.

“Além de conscientizar a sociedade sobre a importância do assunto para o meio ambiente e para a economia, com a instalação dos pontos públicos de coleta, cumprimos uma etapa muito importante: facilitar o acesso da população aos locais de descarte correto de lixo eletrônico”, afirma Fernando Perfeito, do Movimento Greenk.

Já que você agora sabe como deve ser descartado o lixo e as opções oferecidas pela Prefeitura de São Paulo, que tal fazer um pouco mais pela natureza e principalmente pelo bem-estar do seu bairro? Compartilhe essas informações, ofereça sugestões, nos espaços de comentários, oriente seus filhos sobre a importância de dar uma destinação correta a todo e qualquer tipo de lixo que é gerado na sua casa, no seu ambiente de trabalho, nos espaços públicos.

Descartando qualquer tipo de lixo no local correto, você ainda ajuda a economizar energia na produção de novas matérias primas e gera renda para muitas pessoas, como separadores, revendedores, recicladores.