Casa de acumulador recebe ação da Prefeitura

Após uma denúncia, a Prefeitura Regional São Mateus realizou uma ação durante 8 dias corridos do mês de agosto – trabalho que ainda está sendo acompanhado pelos órgãos responsáveis - para a retirada de acúmulo excessivo de objetos dentro de uma garagem, no Jardim Tietê.

O dono do imóvel informou à SUVIS – Supervisão de Vigilância em Saúde – que os materiais encontrados seriam separados para a reciclagem, mas que ele não consegue mais fazer a separação devido à saúde estar debilitada.

Com a autorização do proprietário da casa, a Prefeitura junto à SUVIS iniciou o recolhimento do lixo. Entre os resíduos retirados, incluem: pneus velhos, papelão, plástico, garrafa pet e de vidro, latas de alumínio, roupas, madeiras, fios, computadores velhos, brinquedos, aparelhos de som quebrados dentre outros.

O ambiente, que até a visita da SUVIS encontrava-se oferecendo risco de saúde ao morador e aos vizinhos, agora precisar passar pela vigilância sanitária, que logo nas primeiras inspeções, localizaram a presença de animais como baratas, moscas, ratos, e criadouro de Aedes aegipty.

O próximo passo, seguida a retirada de todo material, é o tratamento químico de desratização e desinsetização.

Segundo o Decreto Municipal n°57.570/16, consideram-se como situação de acumulação: acumulo excessivo de objetos, resíduos ou animais, dificuldade de organização e manutenção da higiene com potencial risco à saúde individual e coletiva, relacionada a um transtorno mental ou outras causas.