Bloco Carnavalesco Independente Pimentas do Reino

Conheça mais sobre o bloco

 

O Pimentas do Reino - é um bloco carnavalesco independente formado por adeptos de religiões de matrizes afro-ameríndias na contemporaneidade metropolitana.
A formação do núcleo estruturante do bloco independente, é fruto do encontro dessas pessoas dentro de uma escola espiritual do Santo Daime, o Reino do Sol. Daí a origem do nome Pimentas do Reino.
A “Pimenteira”(a comunidade do Pimentas do Reino) é uma manifestação do povo de terreiro nas ruas e estabelece um diálogo entre o sagrado e o profano para fomentar a alegria e a espontaneidade do carnaval de rua de São Paulo. O bloco surgiu em 2010.

A Vila Madalena foi o bairro no qual os fundadores do bloco se reuniam para realização de atividades artísticas e estudos espiritualistas.
O trajeto foi firmado ao passar na frente e arredores de diversas moradias do núcleo estruturante do bloco.

O bloco Pimentas do Reino espera que o carnaval de Rua 2016 em São Paulo continue a vicejar de forma espontânea e familiar, fortalecendo um movimento saudável de apropriação das ruas por parte de seus cidadãos. Os integrantes do bloco contribuem para essa alegria espontânea ao remontar a tradição dos antigos cordões carnavalescos que saem dos espaços sagrados dos terreiros e transitam no limiar sagrado/profano trazendo o axé dos ancestrais divinizados em forma de celebração.