Cordão Carnavalesco Kolombolo diá Piratininga

Conheça o Cordão da Vila Madalena

Imagem do Tio Mário o homenageado do cordão

* Imagem do Tio Mario o homenageado do Cordão 

O Cordão Carnavalesco Kolombolo diá Piratininga - é uma das atividades do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo diá Piratininga, que foi fundado em 15 de maio de 2002 com o objetivo de realizar desfiles de carnaval de rua e valorizar a tradição dos cordões carnavalescos, mas logo o grupo passou a realizar apresentações musicais em formatos diversos, pesquisas, oficinas culturais, encontros e produções de CDs e de vídeos com o objetivo de divulgar e valorizar o samba paulista.

O símbolo escolhido para o grêmio foi o galo e as cores, vermelha, amarela e preta, como as da bandeira de Angola - parte da região de onde provém o povo banto que foi escravizado e trazido para o sudeste do Brasil e cuja cultura ficaria para sempre enraizada nas manifestações tradicionais paulistas.

O nome é uma junção de palavras que simbolizam a formação étnica da região onde hoje está São Paulo, foco do trabalho da entidade: Kolombolo diá Piratininga.

Explicando:
- Kolombolo = galo, em kimbundo (língua banto);
- Diá = de, em kimbundo;
- Piratininga = peixe seco, em tupi (língua do grupo indígena que povoou a região) e nome que seria dado ao primeiro vilarejo local durante a colonização (Vila de Piratininga, seguido por São Paulo de Piratininga).

Os desfiles do Cordão Carnavalesco tiveram início nas ruas do centro de São Paulo (Carnaval de 2006 e 2007), mas desde 2008 acontecem na Vila Madalena, onde o grêmio está sediado desde 2007 (na Rua Belmiro Braga, 164).

O samba-tema tocado durante o desfile é de autoria de 3 integrantes da Ala dos Compositores do Kolombolo, sorteados na Praça do Samba do mês de julho - atividade gratuita realizada pelo grêmio desde abril de 2007 na Praça Aprendiz das Letras, todo último domingo do mês.

O desfile do CORDÃO acontece no sábado que antecede o carnaval oficial, pelas ruas da Vila Madalena, e concentração na Praça Aprendiz das Letras, Rua Belmiro Braga.

O Grêmio está sediado na Vila Madalena desde 2007, onde seus integrantes se reúnem todas as segundas, quintas e sextas para rodas de samba abertas e gratuitas, além da Praça do Samba, e procura manter o trajeto do seu cortejo original desde então. Este ano o Kolombolo traz o tema “Tio Mário, griô da Vila Carolina – samba, tambu e magia”, em homenagem a uma importante figura da velha guarda do samba de São Paulo.

Mário Ezequiel nasceu em 12 de novembro de 1927 na Barra Funda. Filho de Benedito Ezequiel, natural de Piracicaba/SP, e Alice Assunção, de Tietê/SP, Tio Mário, ou Marião, como também é conhecido, cresceu vendo a família dançar o batuque de umbigada - expressão cultural tradicional afro-paulista. - principalmente nas festas religiosas de Piracicaba, Tietê e Capivari.

Participou dos tradicionais cordões Campos Elíseos (já extinto, onde atuou como ritmista) e Camisa Verde e Branco, de Inocêncio Mulata e Dona Sinhá. Também atuou na escola de samba 1ª da Vila Carolina, da qual foi vice-presidente.

Desfile do Cordão Carnavalesco Kolombolo diá Piratininga 2016
Tema: “Tio Mário, griô da Vila Carolina – samba, tambu e magia”.
Compositores do samba: Pedrão Neto, Renato Dias e Nado.
Ouça o samba do tema aqui

Concentração: 11h na Rua Inácio Pereira da Rocha, esquina com a Rua Fidalga
Cortejo: a partir do 12h

Mais informacões sobre o Kolombolo acesse