Levantamento da Prefeitura mostra que quase 4 mil árvores esperam que Enel faça remoção de galhos em contato com fios de energia

Dados foram monitorados de agosto de 2020 a outubro de 2023 pelo Sistema de Gerenciamento de Zeladoria

 Levantamento do Sistema de Gerenciamento de Zeladoria( SGZ) de agosto de 2020 a outubro de 2023, da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), indica que a cidade tem 3690 árvores aguardando a Enel liberar galhos em contato com a fiação. Sem esse serviço, a administração municipal não consegue realizar nenhum tipo de manutenção arbórea.

 A Secretaria das Subprefeituras encaminhou para poda 21.597 árvores. A Enel executou o serviço em 16.569. O restante continua à espera da empresa de energia. Os dados contabilizam as informações até outubro de 2023.

A mais antiga da fila é de agosto de 2020. A partir daí, todos os meses, foram registradas ordens de serviço para poda da Enel. Em agosto de 2021, eram mais 48 árvores. Em agosto do ano passado, mais 1339. E este ano, no mesmo mês, outras 1262.

Em 2020, a Prefeitura fez um novo convênio com a Enel Distribuição São Paulo para melhorar o tempo de atendimento da concessionária. Foram estabelecidas técnicas e regras mais adequadas ao manejo das árvores e no cuidado para manter o equilíbrio das espécies arbóreas. A plataforma SGZ, criada em 2019, passou a encaminhar, de forma on-line e em tempo real, as ordens de serviço para que a Enel libere as árvores da fiação.

Ventos fortes

Durante os ventos de mais de 100 km/h que atingiram São Paulo, na última sexta-feira (3/11), aumentaram os problemas que a ENEL tem com a capital. Dois dias depois do vendaval, o passivo nas ruas à espera da liberação da empresa chegou a 125 árvores. Caminhões e equipes da Prefeitura aguardaram o corte da energia para conseguir fazer as remoções das árvores caídas.

O controle tecnológico da Prefeitura é um aliado na cobrança por uma postura mais eficiente por parte dos órgãos que prestam serviços à população. O atendimento das demandas via SP156 é prioridade na gestão municipal.

Assim que o munícipe registra a solicitação para remoção ou poda, o pedido é encaminhado para a Subprefeitura da região. Um engenheiro agrônomo avalia a condição de saúde da árvore e a necessidade da poda. A partir daí, a árvore entra no cronograma de atendimento, que já foi de 507 dias em 2017 e, atualmente, está em pouco mais de 60.

No entanto, se a árvore estiver em contato com a fiação, por segurança, a Enel pode fazer a remoção sem precisar entrar nesta lista.