Equipe da Regional Mooca conta como economiza água

Data criada para comemorar o Dia Mundial da Água traz reflexão sobre uso consciente

 Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água visa à importância da discussão dos diversos temas relacionados ao assunto de forma ampla, uma vez que o recurso é essencial para a sobrevivência de todos os seres humanos.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,8% estão próprias para o consumo humano. Grande parte dos provedores, como rios, lagos e represas estão hoje poluídos por diversas ações ao longo dos anos.

Mas então, como devemos comemorar a data?

Não só neste dia, mas todos os outros precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia. Por isso, pedimos para a equipe da Regional Mooca algumas dicas valiosas de preservação:

Para Cristiane Collaro, Assessora Jurídica, uma dica para economizar é juntar todas as roupas para lavar e fazer o processo de uma só vez. Além disso, ao comprar uma máquina ela priorizou um modelo com sistema de reutilização.

Andréia Diodato, supervisora de Recursos Humanos, conta que utiliza a água da chuva para molhar as plantas de sua casa. Nossa supervisora de limpeza, Elizeth Mesquita, só usa água de reuso para fazer o trabalho de limpeza das vias públicas e irrigação das áreas verdes. Em casa, ela cronometra o tempo do banho em 10 minutos.

Também pedimos dicas para o pessoal que trabalha na copa da Regional, Maria José e Evani Silva, economizam principalmente na hora de lavar a louça. A dica é ensaboar tudo de uma vez para depois ligar a torneira. Essa tática gasta o equivalente a um galão de água. Realizando o processo normal, gastariam em 15 minutos 120 litros.

Já o nosso Prefeito Regional, Paulo Sergio Criscuollo, conta que fica atento a qualquer vazamento e de olho nas contas, ele também economiza por meio de atividades cotidianas como escovar os dentes, ao fechar a torneira, está economizando aproximadamente 12 litros de água em 5 minutos.