Subprefeitura Mooca implanta nova estratégia de limpeza no Brás

Operação Centro Limpo inclui diretrizes como colocação de contêiner de grande porte em locais de descarte irregular, conscientização e aumento da frequência de atividades de zeladoria.

Em junho de 2023 foi implantada na área da Subprefeitura da Mooca uma nova estratégia para a manutenção da zeladoria em parte dos bairros do Brás, Pari e Belém, em uma área de 4,48 km2 e 71 kms de extensão em vias.

Essa alteração resultou, no mês de julho, no recolhimento recorde de lixo, com queda representativa no número de reclamações e solicitações de serviços.

O projeto apresenta as seguintes premissas:

  1.  Aumento da frequência e do número de equipes direcionadas para recolhimento de lixo, varrição e lavagem de ruas e praças;
  2. Trabalho de conscientização junto a carroceiros, recicladores, moradores e comerciantes locais, incluindo visita casa a casa, porta a porta, com distribuição de panfletos;
     
  3.  Colocação de contêiners de pequeno, médio e grande portes em locais estratégicos, identificados como pontos viciados de descarte irregular;
     
  4.  Novos equipamentos para acelerar a retirada de material descartado irregularmente nas ruas, como triciclos de coleta, tratores, dentre outros.

O plano foi desenvolvido especialmente buscando uma cidade mais bonita, higiênica e saudável para todos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, presentes e futuras gerações.


 

Com a mudança de atuação, já no primeiro mês de implantação, em junho, a Sustentare identificou redução de mais de dois terços no número de solicitações e reclamações junto aos canais de atendimento da empresa.

Enquanto que, em fevereiro deste ano houve mais de 370 solicitações de serviços, o número despencou para 116 em julho.