Primeira edição do “Islam Solidário” do ano realiza 10 mil atendimentos em ações comunitárias na Vila Santa Catarina

O evento, realizado pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, levou serviços gratuitos de saúde, estética e recreação à comunidade da Rua Alba no último domingo (11/06)

Mais de 1,6 mil pessoas foram beneficiadas (totalizando mais de 10 mil atendimentos) nas ações comunitárias realizadas no último domingo, no Jabaquara, pelo projeto “Islam Solidário”, da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). Realizado anualmente, o evento deste ano foi realizado no entorno da Rua Alba, na Vila Santa Catarina, com o objetivo de atingir a comunidade local, uma das mais carentes do distrito.

A cada edição do programa, são oferecidos à população novos serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania, todos inteiramente gratuitos. O trabalho é realizado por voluntários, como professores e alunos do Colégio 24 de Março (especializado na formação técnica de profissionais de saúde); e tem apoio da Associação Amigos da Medicina de Santo Amaro (AAMEDSA) e da Universidade de Santo Amaro (Unisa).

Nesse ano, a Fambras contou também com o apoio da Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques, que compareceu ao local para conferir de perto a ação. “É um privilégio para o Jabaquara e para a comunidade Alba receber essa oportunidade. Esperamos contar com o evento todos os anos”, disse a gestora. Durante a visita, a Prefeita teve a oportunidade de ser acompanhado pelo cônsul dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Abdulahin Al Naqbi.

(Acima, ao centro, a Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques)

Os atendimentos são feitos numa grande estrutura, com tendas montadas na rua, onde os moradores podem realizar exames de vista, colesterol, diabetes, hepatite C e aferição da pressão arterial, além de receberem orientações para obtenção de outros exames, como mamografia. As pessoas que apresentam alterações no momento dos exames ou outras doenças são encaminhadas para tratamento nas universidades parceiras do "Islam Solidário" ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem a região.

Ainda durante a ação são realizados atendimentos odontológicos preventivos, com orientações sobre escovação e entrega de um kit básico de cuidados bucais infantil. Dicas de nutrição também são oferecidas aos visitantes.

Na área de estética, o evento oferece limpeza de pele, corte de cabelo e massagem. “Os tratamentos estéticos atraem muita gente, principalmente as mulheres, e nesse dia, elas conseguem ter acesso a isso”, diz Mohamed El Zoghbi, presidente da Fambras. “Para nós isso é fundamental: queremos levar alegria às pessoas”, afirma.

As crianças não foram esquecidas: aquelas que passaram pelo evento puderam se divertir com brinquedos infláveis instalados na rua, esculturas com balões e pintura facial. Um DJ animou o público durante todo o dia, em que houve ainda distribuição de pipoca e algodão doce.

“Nosso maior objetivo com esse projeto é levar o básico para essas pessoas carentes, que muitas vezes não tem nada, só o que podemos oferecer”, afirma Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da Federação.

(Acima, à esq, Mohamed El Zoghbi, presidente da Fambras; e Mohamed Abdulahin Al Naqbi, cônsul dos Emirados Árabes Unidos, de óculos)

Ainda neste ano estão programadas mais três edições do “Islam Solidário”: nos dias 18 de junho (em Vargem Grande Paulista); 20 de agosto (em Embu das Artes) e 27 de agosto (em Cidade Tiradentes). “Precisamos do apoio de entidades, empresas privadas, universidades e profissionais que desejem participar, além da divulgação da imprensa, para que o público compareça e se beneficie da ação social. Quanto maior o apoio, mais pessoas serão beneficiadas. Estamos abertos a parcerias”, finaliza Ali Zoghbi.

(Com informações e imagens da assessoria de imprensa da Fambras)