Esporte, cultura e lazer estiveram em foco na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no Jabaquara

Atividades como passeio ciclístico, dança, contação de histórias e brincadeiras de rua foram realizadas no domingo (04/05), na Praça Cidade Comendador Vargas

“O meio ambiente é o meio em que você vive.” Essa é a sentença que precisa ser lembrada por todos quando se fala de preservação da natureza e consciência ambiental. Esse também foi o recado passado durante o evento realizado no último domingo (04/05), na Praça Cidade Comendador Vargas, na Vila Santa Catarina. Uma série de atividades foi programada pela Prefeitura Regional Jabaquara em virtude do Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho.

O principal foco das ações foram as crianças, que representam as gerações futuras e precisam aprender desde já sobre os cuidados com os recursos naturais e o zelo com o espaço onde vivem, aprendendo a interagir com responsabilidade e espírito cooperativista. Por isso, durante toda a manhã, foram realizadas atividades lúdicas infantis na praça, monitoradas por alunos de Pedagogia da Faculdade das Américas (FAM). Com brincadeiras de rua à moda antiga (como jogo da amarelinha, queimada, entre outros) e apenas os recursos mais básicos (como garrafas com água, bandeirinhas e bexigas), as atividades visaram a ensinar novas formas de brincar aos pequenos, buscando exercícios ao ar livre e desestimulando práticas consumistas.

Nesse mesmo espírito, foi realizado um pequeno passeio ciclístico pelo bairro, com orientação dos ciclistas do projeto “Bike Anjo”, que integra o movimento “Vá De Bike”. Na organização do percurso e trajeto, ciclistas experientes ensinam a usar a bicicleta com segurança. Enquanto os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, orientam sobre como escolher rotas mais tranqüilas nas cidades, repassam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização do veículo (inclusive como fazer reparos sem ajuda de um mecânico). Para o passeio na Vila Santa Catarina, crianças e adultos usaram cerca de 30 bicicletas de bambu, cedidas pelo CEU Caminho do Mar, com suporte da equipe da CET. Devido à matéria prima, as bicicletas de bambu são ecológicas e também oferecem uma experiência diferente ao ciclista, pois o bambu, apesar de extremamente resistente, é muito mais leve do que os materiais tradicionais de fabricação das bikes.

Na praça, as crianças também puderam ouvir a história de Betinho, morador da fictícia cidade de Juquiá, que começa a refletir sobre as mudanças e prejuízos que a chegada do progresso traz a seu pequeno município. Ao longo dos questionamentos do garoto, o contador vai dando as dicas sobre o que cada um pode fazer para melhorar o seu meio ambiente, mesmo nos atos mais corriqueiros do dia a dia.

A sustentabilidade envolve o equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade. A partir dessa premissa, atrações culturais não poderiam ficar de fora de um evento sobre educação ambiental. No fim da manhã, alunos de três instituições relacionadas ao ensino de música e dança apresentaram-se no local. Foram exibidos quatro números, interpretados por bailarinas do Conservatório Musical de São Caetano do Sul, da Associação Attitude, e integrantes do grupo gospel “Geração Que Vive Pelo Teu Amor”.

O encerramento ocorreu por volta das 13h, com a distribuição de panfletos educativos sobre a importância da preservação do meio ambiente no cotidiano e, especialmente, no cuidado dos cidadãos com seu bairro e sua cidade. Houve distribuição de sementes de girassol para os munícipes.

(Acima, Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques)

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho. A data foi estabelecida em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas durante a histórica Conferência de Estocolmo. Nesse evento, foi aprovado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, considerados alguns dos maiores avanços para a discussão do tema em nível mundial.

 

APOIO: Conservatório Musical de São Caetano do Sul
O Conservatório Musical de São Caetano do Sul, fundado em 1959, foi a primeira escola de música da capital reconhecida pela Secretaria Estadual de Cultura e diplomou inúmeros profissionais com reconhecimento no país e no exterior. Atualmente oferece cursos de música (adulto e infantil), instrumento e canto, e balé.


Acompanhe nossa programação na página da Prefeitura Regional do Jabaquara no Facebook.