Prefeitura reafirma apoio a ambulantes que tiveram TPUs revogados

O prefeito de São Paulo anunciou na última quinta-feira (31/5) uma série de medidas de apoio aos vendedores ambulantes idosos e com deficiência que tiveram seus Termos de Permissão de Uso (TPUs) revogados. Ações de diversas secretarias municipais oferecerão a estas pessoas cursos, reinserção no mercado de trabalho, alternativas de crédito e de regularização de sua atividade.

“As pessoas que trabalhavam nas calçadas na legalidade, em especial aquelas com deficiência e os idosos, terão todo o apoio para continuarem exercendo uma atividade na cidade. Estão cadastrados e terão um atendimento personalizado”, afirmou o prefeito.

 

Os ambulantes cuja permissão foi revogada devem comparecer ao Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Luz, munidos de documentos pessoais, o TPU e comprovante de residência atual. “Alternativas estão sendo apresentadas a estas pessoas, como cursos de capacitação com bolsas. Há também a opção de trabalhar legalmente em feiras livres, com basicamente os mesmos produtos que comercializavam nas ruas”, explicou o prefeito. A administração municipal destinará para este fim 2 mil vagas nas mais de 850 feiras livres da cidade.

 

O prefeito ainda garantiu que a Prefeitura irá proteger os vendedores ambulantes que sofrerem algum tipo de hostilidade ao reiniciarem suas atividades nas feiras livres. “Vamos dar todo amparo àqueles que vão continuar a trabalhar para sustentar suas famílias com dignidade”, completou.

 

Os vendedores ambulantes devem se dirigir ao Cat Luz em um prazo de até 30 dias, a partir desta segunda-feira (28/05). O atendimento ocorre na avenida Prestes Maia, 913/919, de segunda a sexta das 7h às 18h.

 

As ações de apoio são realizadas pelas Secretarias de Coordenação das Subprefeituras, de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Microempreendedor Individual.