Adote uma Praça: novas parcerias

Prefeitura Regional Itaquera promove café da manhã como forma de agradecimento pela cooperação. Foram assinados 11 novos termos

Nayara Ungarato

Na última sexta-feira (13), o prefeito regional de Itaquera, Jacinto Reyes, se reuniu com os adotantes de áreas públicas no bairro e a equipe envolvida no trabalho de adoção de praças, para um café da manhã de confraternização. Na ocisão, foram ainda assinados 11 termos de cooperação. Como resultado, Itaquera agora possui 12 espaços públicos (praças e canteiros) oficialmente adotados.

O evento, que teve como objetivo promover a integração entre os participantes do projeto, ocorreu às 9h da manhã, no gabinete.
O adotante de cinco extensões, Luís Gonzaga, afirma que é importante a interação da população com o meio ambiente e os locais públicos: “tenho que fazer a minha parte para melhorar o lugar em que vivo, acho que se todos fizessem a sua parte, tudo seria melhor pra todos”.

Raul do Prado Andrade, morador de Itaquera que adotou a Praça Jauarapa, na Parada XV de Novembro, como pessoa física, ainda frisa as vantagens do projeto: “a adoção de praças é um benefício de grande proporção para os moradores que usufruem do espaço, e para o comércio local se posicionar frente ao público, criando maior valor sócio cultural para o bairro”.

Lançado em 2017 pela Prefeitura de São Paulo, o programa “Adote uma Praça” permite que empresas, entidades, e cidadãos, cuidem da conservação de áreas públicas do município, com serviços de manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas. Em troca, o adotante pode ainda colocar uma placa no local acolhido, se desejar, divulgando o nome de sua empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Atualmente na cidade de São Paulo, mais de 1.000 áreas verdes já foram adotadas. No bairro de Itaquera, a empresa APS Santa Marcelina foi a primeira a abraçar o programa, adotando a Praça Affonso Mussolino.

 

Paulo José Ribeiro, representante da Renovo, confere o Termo de Cooperação. 

Jair, do APS Santa Marcelina, fala sobre a experiência com a adoção da Praça Affonso Mussolino.

Senhor Francisco, do Instituto Mãos em São Paulo, aguarda a revisão do seu documento.

Luiz Gonzaga Sobrinho, da Autolex Baterias, adotou 5 áreas públicas (praças e canteiros).

Senhor Miguel, do Parque Marisa, também esteve presente no evento para assinar a documentação.

O prefeito regional de Itaquera, Jacinto Reyes, e a coordenadora de CPO, Ana Gil, tiraram dúvidas dos adotantes. 

Raul do Prado não possui empresa, mas adotou a Praça Jauarapa, na Parada XV, como pessoa física.

Letícia, proprietária da empresa Dog do Bocão, assinou o termo e tirou dúvidas com o prefeito regional.

O senhor Marcus Jorde da Silva, também adotou uma praça perto da sua residência na Av. Campanella.

 

Assista o vídeo da reportagem no link: https://youtu.be/oVThiP0Tkfs

Acesse o informativo ao adotante aqui.

Acesse o requerimento para adoção aqui.

Acesse a lista de documentos necessários para adoção aqui.

Acesse o Decreto Nº 57583-2017 aqui