Exposição Na Folia da Joaninha é inaugurada na Prefeitura Regional Itaquera

Mostra de fantasias carnavalescas foi aberta ao público entre os dias cinco e nove de fevereiro e recebida com entusiasmo pela população

Nayara Ungarato

Na Folia da Joaninha é uma exposição em homenagem póstuma à Joaninha Roberto Ribeiro, mais conhecida como Dona Joaninha: uma grande foliã e amante do carnaval de Itaquera, que desfilou muitos anos como baiana da Escola de Samba Leandro de Itaquera e como destaque na Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara.

Promovida pelo Bloco Itaquerendo Folia, o objetivo da exibição, além do tributo, foi mostrar para a comunidade a arte da folia e fomentar a cultura popular do carnaval. Além disso, o bloco também fez uma homenagem, por meio do evento, aos 96 anos da Semana de Arte Moderna.

A mostra, com a curadoria de J. Ivo Brasil e Claudia Ribeiro, foi composta por sete peças do acervo particular de Dona Joaninha. Cada modelo foi escolhido pelo valor do item inserido no contexto cultural de cada enredo e também por valores sentimentais (boas lembranças de folia). Os trajes exibidos na Prefeitura Regional Itaquera, das 9h da manhã até às 18h, foram à avenida pelas seguintes agremiações:

Escola de Samba Leandro de Itaquera

1997 – As doceiras. Enredo Doçura da terra Brasil.
2006 – Iemanjá. Enredo: A nova passaragua do samba apresenta festas e tradições paulistas sobre as águas de um novo rio Tietê.
2011 – A bebida Caipirinha. Enredo: Da fonte essencial da vida ao testamento liquido da ilusão. Um brinde ao meu sabor, mas beba com moderação.
Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara
2012 – Mãe de Santo. Enredo: A fé é minha bandeira. Sou Santa Bárbara de Pedra Pequena a guerreira num canto afro de festejos e devoção com o Axé dos Orixás vou conquistar se coração.
2015 – Astróloga. Enredo: Mestiços do esplendor da magia aos caminhos encantados desse meu Brasil.
2016 – Oxum. Enredo: Minha terra tem Palmares onde sonham os Quilombolas. A saga dos quilombolas do Brasil no Ilê de Oyaciram.
2017 – Divas da Noite. Enredo: Os encantos da noite.

Para maiores informações, veja o vídeo sobre a exposição no link: http://bit.ly/2oo7HCy

Eterna Rainha dos Destaques (Foto: arquivo pessoal)

A alegria do carnaval nas fantasias de Dona Joaninha (Foto: Nayara Ungarato)

A bebida caipirinha representada no carnaval (Foto: Nayara Ungarato)

Detalhes que fazem a diferença (Foto: Nayara Ungarato)