Dia D de combate ao Aedes

Agentes de endemias da Uvis saem as ruas de Itaquera para orientar a população sobre os perigos da febre amarela e operação Cata-bagulho recolhe 32.200kg em um dia

No sábado (24), a Supervisão Técnica de Saúde e a Subprefeitura Itaquera promoveram o “Dia D de combate ao Aedes Aegypti”. Na ocasião, agentes de endemias da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) de Itaquera percorreram diversas ruas no Parque Guarani, para orientar os munícipes sobre os perigos da Febre Amarela e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor desta e outras doenças como, Dengue, Zika e Chikungunya). Na ocasião, a operação Cata-Bagulho foi destinada às mesmas ruas percorridas pelos agentes de saúde. O objetivo da ação foi impedir que materiais inservíveis fossem descartados em vias públicas. Cerca de 32.200kg de lixo foram coletados durante a ação.

“Os agentes fiscalizarão aproximadamente 800 residências e distribuirão panfletos informativos. A população será orientada sobre a vacina contra Febre Amarela e sobre o descarte correto de materiais inservíveis, que muitas vezes são armazenados de forma incorreta em quintais, varandas e outras áreas abertas, possibilitando a reprodução de mosquitos”, explica Eliana Silva, Supervisora da Uvis Itaquera. 

Cata-bagulho

Na data, a operação Cata-Bagulho foi destinada às mesmas ruas percorridas pelos agentes de saúde. “Trata-se de uma ação gratuita, promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as Subprefeituras, inclusive em Itaquera, aos sábados”, esclarece o subprefeito Jamil Yatim.

O objetivo da ação foi impedir que materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira, metais, entre outros, sejam descartados de maneira irregular em vias públicas. Cerca de 32.200kg de lixo foram coletados durante a ação.

Esta prática, além de prejudicar a conservação do espaço público, é considerada crime ambiental sujeita à multa. As operações acontecem semanalmente, sempre aos sábados, a partir das 7h da manhã. “Para que a ação seja realizada da forma adequada, os munícipes devem colocar os inservíveis na calçada com uma hora de antecedência.”, explica Yatim.

Os moradores podem consultar o site da Subprefeitura, com a programação completa da operação e lista de ruas contempladas no dia 24/11 no link: https://bit.ly/2PtvssX. Para consultar o mapa clique aqui. 

Veja algumas fotos da ação:

Coleta na Av. Caititu - Cidade Antonio Estevão de Carvalho

Sofá sendo recolhido na Rua Cabo Joel Leite - Cidade Antonio Estevão de Carvalho

Lixo sendo retirado na Rua Pantanais do Mato Grosso - Parque Guarani

Coleta de grandes objetos na Rua São José do Limoeiro - Parque Guarani

Mais informações sobre o Cata-Bagulho: https://bit.ly/2PvMbvZ