Casa da Memória oferece aulas de artesanato ao público

Curso gratuito acontece toda terça-feira às 10h no bairro Itaquera

Nayara Ungarato

     Com o intuito de disseminar a cultura em São Paulo, o Centro Cultural Casa da Memória divulgou no primeiro semestre de 2018 a nova lista de cursos livres promovidos pelo espaço. Dentre a programação gratuita, que acontece durante toda a semana, os ensinamentos sobre arte foram incluídos.

     Ministradas pelo professor voluntário Jorge Mariano, as aulas de artesanato são indicadas para pessoas que possuem interesse na área ou queiram experimentar um novo hobby. Ao fazer parte da turma, os alunos obtêm conhecimento da parte teórica e prática da atividade.

     Segundo Mariano, a primeira matéria que compõe a grade curricular do curso livre é a de introdução ao desenho. Posteriormente, os alunos têm contato com a pintura e arte representada na madeira. “Se a pessoa não sabe desenhar, riscar nada, eu dou o desenho” explica o professor, apontando que no começo os iniciantes sentem dificuldade para desenhar livremente. Assim, o profissional ajuda os alunos entregando moldes de figuras para que os novatos possam contornar, e essa habilidade seja aprimorada.

     Ao se desenvolver nas modalidades, quem frequenta as aulas pode tornar a paixão e ocupação em ofício: “É uma área muito boa porque a pessoa se diverte e ainda pode ter uma renda a mais” comenta Jorge. 

 

Colorindo a vida. (Foto: Nayara Ungarato) 

Iniciação à pintura. (Foto: Nayara Ungarato)

Inscreva-se!

     Para participar do quadro de aulas oferecidas pelo Centro Cultural, o interessado deve se inscrever PESSOALMENTE na Casa da Memória, localizada na Rua Antonio Carlos de Oliveira César, 97, no bairro Itaquera. Os documentos requeridos no dia da inscrição são: cópia do RG e do CPF, comprovante de residência (original e cópia) e duas fotos 3x4.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

História

     A conhecida Casa do Chefe da Estação, no Centro de Itaquera, é uma construção da década de 1930. Por muitos anos, o espaço abrigou o escritório do antigo encarregado da Estação de Trem. Com a desativação da estação, a Secretaria Estadual dos Transportes de São Paulo transferiu o imóvel para a Prefeitura. A partir do final de 2012, a Subprefeitura Itaquera restaurou o local e a “Casa do Chefe da Estação” passou a ser frequentada por artistas e moradores do entorno, iniciando às atividades culturais da região.