Concurso de Fanfarras e Bandas agita Itaquera

Competição acontece no dia 3 de setembro às nove horas da manhã

Nayara Ungarato 

     Quem passar pela Avenida do Contorno, ao lado da estação de metrô Corinthians-Itaquera, na primeira segunda-feira de setembro, no período da manhã, irá se deparar com o desfile de bandas e fanfarras (agremiação musical que possui instrumentos de percussão e de sopro) que acontece há sete anos no bairro da zona leste de São Paulo.

     Promovida pela Obra Social Dom Bosco de Itaquera, a oitava edição do CONFABAN (Concurso de Fanfarras e Bandas) tem o objetivo de estimular a participação espontânea em trabalhos coletivos, o culto ao civismo e o aprimoramento de técnicas musicais. Ao todo, 27 corporações advindas de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo se apresentarão no evento.

     Disputando nas categorias Fanfarra com um pisto, Banda Marcial e Bandas Sinfônicas, entre as divisões de faixa etária Infanto Juvenil, Juvenil e Sênior, os participantes enfrentarão uma banca composta por dez jurados na competição, que avaliarão as habilidades de cada grupo e escolherão os vencedores. O concurso premiará com um troféu os três primeiros colocados das seguintes modalidades: Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Baliza, Balizador, Regente e Mor. Aos participantes que não se classificaram, serão entregues troféus de participação.

     Para justificar o sucesso das edições anteriores, a organizadora do evento Célia aponta os aspectos positivos da disputa, como a organização, credibilidade, acolhimento dos participantes, espaço físico e localização. “Hoje no meio das bandas e fanfarras, o CONFABAN de Itaquera é um dos principais eventos do Estado de São Paulo, sendo uma das etapas do Circuito Amigos de Bandas e Fanfarras, organizado e realizado pela Obra Social Dom Bosco” informa Célia.

     Realizado na semana de comemoração da Independência do Brasil, o concurso – apoiado pela Prefeitura Regional Itaquera e pelo Circuito Amigos das Fanfarras e Bandas – será aberto pela primeira fanfarra Infanto Juvenil com um pisto, e encerrado pela Banda da Obra Social Dom Bosco.