Uma nova Itaquera

Em atenção à comunidade e autoridades local, o Subprefeito prestou contas das realizações de seu 2º ano de gestão na região de Itaquera

12/12/2006 - Itaquera

No dia 7 de dezembro, o subprefeito de Itaquera, prestou contas de seu 2º ano de gestão. O evento, realizado no auditório da Faculdade Santa Marcelina, reuniu representantes de entidades, órgãos públicos, instituições, empresários e políticos que atuam na região, a exemplo dos vereadores Gilson Barreto e Adolfo Quintas, ambos do PSDB. O novo Secretário de Administração e Gestão do Governo do Estado, deputado estadual Sidney Beraldo, prestigiou pessoalmente o evento. 

A abertura da atividade foi feita pelo Coral da 3ª Idade “Grupo Renascer”, da Cidade Líder; mas a detalhada apresentação desses dois anos de administração ficou por conta do próprio subprefeito. Laert, apresentou ao público presente, as várias obras viárias e sociais que vêm revolucionando e, por conseguinte, mudando a “cara” de Itaquera.

Itaquera: coração da Zona Leste

Seja por sua estratégica localização na Região Metropolitana de São Paulo, seja pelo seu enorme potencial de desenvolvimento econômico e social, a região de Itaquera é considerada o coração da Zona Leste. “Não é à toa, que a atual gestão, a partir de uma visão empreendedora e avançada, vem priorizando a nossa região, com investimentos e obras importantes, como: a retomada do complexo Jacu-Pêssego, que ligará Itaquera à Av. Ayrton Senna, isto é, a cidade de São Paulo à cidade de Guarulhos e, por fim, ao Porto de São Sebastião. “Essa ligação é essencial para o escoamento da produção proveniente da região leste”, explicou Laert.

Em relação às grandes obras, encontram-se em andamento ainda, as referentes ao sistema viário Franquinho, que interligará o bairro de Itaquera à Marginal Tietê, desafogando o penoso trânsito da Radial Leste; a conclusão da Nova Radial; e a construção do Shopping Metrô Itaquera que, em breve, irá gerar a criação de 3,5 mil novos empregos. “A pedido do subprefeito, iremos contratar prioritariamente os trabalhadores que residem nas imediações do novo empreendimento”, explica o Diretor-Presidente do Shopping Itaquera, Paulo Emídio M. de Castro.  Essa negociação só foi possível graças a boa relação existente entre a administração pública e o setor privado.

O Shopping atenderá 80 mil pessoas por dia, numa área construída de 60 mil metros quadrados. Para tanto, a iniciativa privada está investindo mais de 180 milhões de reais. O Shopping de Itaquera contará com hipermercado, nove salas de cinema, praça de alimentação e parque de diversões.

“A nossa Itaquera, que na linguagem Tupi quer dizer ´pedra dura` está começando a se tornar uma verdadeira pedra preciosa”, defende o jovem subprefeito Laert, que em sua bagagem, traz a exitosa experiência de ter comandado a prefeitura de São João da Boa Vista, por oito anos consecutivos. “Os novos empreendimentos comerciais e industriais; a capacitação de mão-de-obra com uma nova Escola Técnica; a instalação de um novo Fórum de Justiça e até a vinda de uma nova Universidade são sonhos que começam a se tornar uma realidade”, resume.

Além disso, nesse último período, mais de três mil famílias tornaram realidade o sonho da casa própria ao receberem da Cohab, em parceria com CDHU, as escrituras e, por conseguinte, a posse definitiva de seus imóveis. Outras mil famílias, através dos mutirões, receberam as chaves de seus novos lares. Nesta oportunidade, o subprefeito aproveitou para expor os números das realizações efetuadas em sua gestão, até o momento, como: o fim das escolas de latas; a criação das AMAS (Atendimento Médico Ambulatorial); a construção e reforma de novos hospitais e postos de saúde; a limpeza dos córregos; manutenção das praças; asfaltamento de ruas e tantas outras obras que estão em andamento na região.

Saiba mais sobre a “nova Itaquera”

Transporte
Mais conforto, rapidez e segurança aos usuários

A Estação de Transferência de Ônibus, localizada sob o viaduto da Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial Leste), é devidamente iluminado e está situado próximo à uma base da Polícia Militar, possibilitando segurança, conforto e rapidez aos usuários das 57 linhas do terminal, que antes transitavam de forma dispersa pela Zona Leste. “A concentração de toda essa circulação em Itaquera, reflete diretamente na consolidação da nossa área comercial, que, a cada nova intervenção do setor público, torna-se mais intensa do que já é”, argumenta o subprefeito. “Quase 300 novos ônibus estão circulando pela Zona Leste, graças a renovação da frota que vem sendo paulatinamente implantada pela Prefeitura de São Paulo”, esclareceu.

Educação

Fim das escolas de lata, escola técnica, mais um CEU e muitos convênios...

Um novo colégio técnico será criado no Conjunto Habitacional José Bonifácio, pela Fundação Paula Souza. O equipamento será construído em uma escola estadual desativada, localizada em terreno municipal. “Após uma pesquisa, constatamos que faltam, em nossa região, profissionais capacitados em galvanização, isto é, trabalhadores especializados em revestimentos de louças e metais”, explicou o subprefeito. Por isso, definimos que a nova escola técnica fornecerá cursos de  galvanização aos jovens de Itaquera. “Já está tramitando na Câmara o processo de licitação para que possamos comprar o material necessário na reforma e adequação do espaço”, finalizou.

O novo CEU, denominado Azul da Cor do Mar, situado no Jd. Vila Nova, terá um Centro de Educação Infantil (CEI), uma Escola Municipal de Ensino (EMEI) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). Serão oferecidas 2, 6 mil vagas com atividades pós-aula, biblioteca, telecentro, teatro, laboratórios, quadras poliesportivas, piscinas, playgroud e um campo de futebol. E, mais... será fornecido atendimento odontológico, médico e psicológico aos usuários. Com a conclusão das obras, a Subprefeitura de Itaquera passará a gerenciar dois equipamentos desse tipo. “E o mais importante, durante a nossa gestão, acabamos com todas as escolas de lata”, comemorou o subprefeito.

Além disso tudo, foram reformadas 46 unidades e construídas outras duas. A unidade situada na Fazenda do Carmo tem data prevista para ser inaugurada em 31 de janeiro de 2007.  Os convênios com creches, por sua vez, saltaram positivamente de três para 56, na gestão de 2005 e 2006.

O CEFAI (Centro de Formação e Atendimento à Inclusão), que trabalha com a educação inclusiva de crianças, jovens e adultos portadores de necessidades educacionais especiais, terá as obras iniciadas no início de janeiro. Esse novo equipamento, fornecerá atendimento de ponta para mais de duas mil crianças e funcionará num espaço anteriormente utilizado pela Unidade de Parques e Jardins, que ficou muito tempo fechado, na av. Maria Luíza Americano.

Saúde

Um novo conceito em saúde pública

A reforma do Hospital Waldomiro de Paula, antiga reivindicação dos moradores do bairro, está indo a todo vapor! Além das obras na parte hidráulica, serão construídos novos leitos para a UTI; uma unidade semi-intensiva; e no andar térreo, o número de leitos vai dobrar. Isso tudo potencializará os 14 mil atendimentos que hoje já são realizados todos os meses.

 “Para suprir a falta de médicos na nossa região, decidimos conveniar, a exemplo da gestão do saudoso governador Mário Covas, entidades sérias e competentes para gerirem  nosso sistema”, explicou o subprefeito. A mudança do conceito em saúde pública, engloba parceiros competentes, como as Irmãs Marcelinas. “Esse novo conceito, proporciona, no final das contas, mais médicos e profissionais de apoio ao atendimento à população, pois na falta dos mesmos, a Organização Social que estiver no comando, poderá substituí-los, o que otimizará a qualidade do serviço”, explicou o subprefeito. “Sabiamente, tanto o ex-prefeito José Serra, como o atual prefeito Gilberto Kassab se preocuparam em mapear toda a cidade a fim de destinar as AMAS às áreas mais carentes”, esclareceu.

Depois da AMA AE Guaianases, entregue em março, Itaquera ganhará uma nova unidade: a AMA Vila Carmosina, que funcionará no prédio, que vem sendo reformado, e fica ao lado do posto de saúde do bairro. Quando estiver em funcionamento, atenderá sete mil pacientes por dia. Hoje são feitas 2,2 mil consultas diárias.  Além disso tudo, foram reformadas, seis Unidades Básicas de Saúde e um ambulatório. Outras três UBS ainda estão em reforma.

A distribuição de medicamentos em casa é outro serviço que facilita barbaramente a vida de muitos diabéticos, hipertensos e insulinodependentes através do fornecimento de glicosímetro, tiras reagentes e lancetas.

Gente Cuidando de Gente!
Mulher: mais do que entretenimento, formação!

O Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, uma parceria entre a Subprefeitura de Itaquera, a Secretaria de Participação e Parceria e a URBAL (União Européia Latino Americana), fica situada no bairro XV de Novembro e proporciona diversos programas e atendimentos como: orientação social psicológica, mulheres vítimas de violência, maternidade precoce, saúde reprodutiva, formação profissional etc. “O 2º Centro de Mulher da América Latina não é só um espaço de entretenimento, mas um espaço onde as mulheres recebem várias orientações para enfrentar os problemas com vigor e capacitação”.

Direitos da Criança e do Adolescente
O Centro de Referência da Criança e do Adolescente “Voltando para Casa” integra o programa “São Paulo Protege”, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Esse Programa atende as crianças e jovens, de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de risco. As ações são frutos de um convênio firmado entre a Prefeitura de São Paulo e a ONG Ação Social São Mateus.

Capacitação profissional
O Centro de Atendimento ao Trabalhador de Itaquera, inaugurado em julho de 2005, é uma porta de entrada oferecida aos trabalhadores que almejam ingressar no mercado de trabalho. Ele coloca em contato pessoas que procuram emprego com  as empresas que têm vagas abertas para oferecer. 

Cuidado com os bairros

“Diferentemente, da gestão anterior que localiza e concentrava todas as suas ações em uma única área, nós decidimos fazer um pouco para todos”, explicou o subprefeito Laert. E, de fato, é o que demonstra as inúmeras intervenções realizadas pela Subprefeitura de Itaquera, nos últimos dois anos. O cuidado da administração pública com os moradores de Itaquera e adjacências é facilmente traduzido por ações como: o recapeamento de 30 ruas que, depois de décadas, finalmente, foram asfaltadas; pelos mais de 18 mil buracos tapados; ou pela construção de várias escadarias, que atenderam aos diversos pedidos encaminhados pela comunidade à Subprefeitura.

“Nomeamos algumas prioridades e, por isso, estamos trabalhando em vários pontos de Itaquera. Esse é o nosso grande desafio: atender às comunidades da forma mais justa possível“, concluiu. Outras ações imprescindíveis ao bem-estar das comunidades mais carentes, dizem respeito às contenções de áreas de risco. “Nesse caso, eu peço um pouco de paciência às lideranças pois, nessa época de chuvas, temos de concentrar as equipes nas áreas emergenciais, na tentativa de minimizar os problemas da população que moram nas áreas de risco”, defendeu o subprefeito em sua explanação.

A Operação Cata-Bagulho, por exemplo, que visa o combate às enchentes e proliferação da dengue, já conta com oito intervenções, nas quais foram recolhidos 250 mil toneladas de detritos, em especial, móveis velhos e eletrodomésticos quebrados (madeiras e metais).

As rampas de acesso, que vêm sendo construídas em vários pontos de Itaquera, em conjunto com a renovação do piso das calçadas, elevará a qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais que diariamente circulam pelo espaço público municipal.

O combate às enchentes, que prevê ações preventivas como: a limpeza de piscinões, de bueiros e bocas de lobo, bem como o desassoreamento dos córregos, foi intensificado neste período do ano, castigado pelas fortes chuvas de verão.

Cultura, Esporte e Lazer
O Projeto Praça Viva, acontece todos os domingos, das 10h às 15h, nos 14,6 mil m² da Praça Francisco Daniel Lopes, que foi totalmente revitalizada para servir de palco às ações de cultura, lazer e esporte.

A Casa do Chefe da Estação e a Praça serão transformados em espaços de cultua e lazer para os moradores e trabalhadores do Centro de Itaquera.

O Parque do Carmo, o 2º maior da cidade, sendo que o 1º é o Parque da Anhanguera, acaba de ganhar uma imensa área. Recentemente, foram incorporados à sua grandiosidade mais de cinco milhões de m² de área verde!

As grandes obras
Uma nova história está sendo escrita no desenvolvimento de Itaquera

Depois de oito anos de espera, as obras de pavimentação da Av. Calim Eid foram concluídas. Com isso, foi aberto o trecho final da pista que margeia o córrego Franquinho. A conclusão da avenida, associada a outras intervenções, interligará a região por meio da Nova Radial Leste, completando um sistema viário de quase 20 Km, desde Guaianases até a Marginal Tietê. Será uma alternativa para desafogar o trânsito da Radial Leste.

  •  Obras da Radial Leste retomadas;
  • Obras do Complexo Viário Jacu-Pêssego retomadas;
  • Início da Construção do Shopping Metrô Itaquera;
  • Bom Prato, no centro de Itaquera, oferece mais de mil refeições de qualidade por dia.

Frases

“A soma dos esforços da iniciativa privada com o lúcido apoio do setor público, representado pela administração municipal de São Paulo, é que permite a realização desse empreendimento.” Paulo Emílio M. de Castro, Diretor-Presidente do Shopping Itaquera, sobre a boa relação entre as partes envolvidas no novo empreendimento

“O nosso grande desafio é atender as expectativas da comunidade e das lideranças locais. Isso significa dar resposta aos anseios de uma população de quase 500 mil pessoas, ou seja, uma população maior do que a de São José do Rio Preto. E, mais do que isso, oferecer serviços de qualidade.” Laert de Lima Teixeira, Subprefeito de Itaquera

“A melhor forma de agradecer a comunidade de Itaquera pelo apoio que tivemos na Campanha Eleitoral é a de trabalhar incansavelmente pela região, representando-a junto à Prefeitura e ao Governo do Estado. O nosso compromisso, portanto, é o de continuar fazendo essa interação para que as soluções dos problemas venham, traduzidos, se possível, na forma de mais investimentos e mais recursos para serem aplicados aqui em Itaquera.” Deputado Estadual Sidney Beraldo, Secretário de Administração e Gestão do Governo de São Paulo

“Os administradores têm de prestar contas de tudo o que estão fazendo, haja vista que o dinheiro pago na forma de impostos é o que contribui para o desenvolvimento regional. Por isso, defendo que a verba arrecadada, deve ser devolvida à população, mas com critério, a exemplo do que vem sendo feito aqui em Itaquera, com todas essas obras.” Deputado Estadual Sidney Beraldo, Secretário de Administração e Gestão do Governo de São Paulo

 “Hoje, o grande desafio dos administradores públicos refere-se a urbanização dos bairros da periferia de São Paulo, regularizando as áreas ocupadas e consolidadas existentes em nossa cidade. Precisamos levar a esses locais, toda a infra-estrutura necessária como: educação, saúde, segurança e transporte de qualidade. Mas, em especial, desenvolvimento econômico para gerar emprego e renda. Essa é uma  tarefa de todos.” Deputado Estadual Sidney Beraldo, Secretário de Administração e Gestão do Governo de São Paulo

“O conceito de gestão está tomando uma nova dimensão dentro da administração pública, pois abrange a melhoria da qualidade dos serviços, a qualificação dos funcionários e a economia nos gastos públicos. Temos de juntar a tecnologia de informação (TV Digital, telecomunicação etc) e a excelência dos serviços prestados nos postos do Poupatempo, e levar para a saúde, educação e segurança pública.” Deputado Estadual Sidney Beraldo, Secretário de Administração e Gestão do Governo de São Paulo

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação da Subprefeitura de Itaquera
Fones: (11) 6944-8626 e (11) 6179-1691
Com: Mariana Antunes, Alice Cardoso e Bárbara Negri