Prefeito entrega mais uma etapa do Complexo Radial Leste

Segundo a CET, com a inauguração do trecho, mais de 2.500 veículos vão utilizar as pistas que estão sendo liberadas



23/04/2007 - Itaquera

 


Um dia muito festejado para os moradores de Itaquera. Nem o sol forte do último sábado, 21, desanimou as centenas de pessoas que foram recepcionar o Prefeito de São Paulo, o Subprefeito de Itaquera e demais autoridades. O motivo de tanta comemoração foi a entrega de mais um trecho das obras do Complexo Nova Radial Leste. Vias importantes que irão compor um trajeto alternativo a Radial Leste levando os moradores da região – em especial os de Itaquera, José Bonifácio, XV de Novembro, Vila Progresso, Guaianases e Lajeado - até o centro da cidade.

As novas vias são dotadas de pistas duplas de 10,5 m de largura cada uma e três faixas de tráfego nos dois sentidos da Nova Radial, que liga as proximidades do túnel Jornalista Odon Pereira à estação Artur Alvim do Metrô e à Marginal Tietê. As calçadas têm 2,5 m de largura e a separação das novas pistas é feita por um muro de contenção. Para iluminar a nova via, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) instalou 93 pontos de luz. “Nossa missão é economizar verbas nos novos empreendimentos, sem perder de vista os fatores qualidade e segurança; e, além disso, fazer funcionar aquilo que já existe. Por isso, além das obras viárias, concentramos esforços na recuperação de escolas e hospitais”, explicou o Secretário de Infra-Estrutura Urbana (Siurb).

Agora, falta apenas o término das obras do viaduto Artur Alvim, em agosto, para a conclusão da ligação viária de Guaianases à Marginal Tietê. Neste período, o acesso às novas pistas no sentido Avenida Calim Eid (marginal ao córrego Franquinho) será feito por meio de um desvio planejado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

“Muitos sonham, mas poucos têm coragem para realizar obras fundamentais ao desenvolvimento de uma determinada região”, afirmou o Subprefeito de Itaquera, ao se referir ao impacto social que as novas vias provocarão na vida das pessoas que moram, estudam e/ou trabalham na Zona Leste. Esse reflexo transformador deve-se principalmente à competência, eficiência e ao discernimento da atual administração municipal “, finalizou.

O projeto inicial do viaduto previa uma extensão de 430 metros, exigindo a desapropriação de 116 imóveis. A gestão atual reduziu-o para 230 metros, diminuindo o número de desapropriações para 41 imóveis, e obtendo uma economia total de R$ 12 milhões, sendo R$ 5 milhões com as obras e o restante nas desapropriações.

A Avenida foi construída por cima de uma linha desativada da CPTM. A implantação da avenida começou em 2003. No começo de 2005, o prolongamento da Radial estava com 5,4 km entre Itaquera e Guaianases. Entre 2005 e 2006, foi entregue o Túnel Jornalista Odon Pereira, alça de acesso ao viaduto que liga a nova via ao centro de Itaquera e estação de transferência de ônibus. Completo, o complexo viário é composto por 9 km de pista dupla, ligando Arthur Alvim a Guaianases, ligando ambos à marginal Tietê por meio do viaduto Arthur Alvim e da avenida Calim Eid.

Nova via muda a cara de Itaquera

O Prefeito fez questão de ressaltar que a importância da nova obra além de desafogar o trânsito da região irá proporcionar uma nova alternativa para a Zona Leste. “Mais do que isso é uma demonstração de que a Zona Leste cresce e ganha investimentos. Aqui do lado, há um grande Shopping sendo construído, que vai gerar 3.500 empregos”, disse. “Todos nós chegamos à conclusão que a Zona Leste está se reencontrando e caminha para o desenvolvimento, que cada vez mais faz com que as pessoas que aqui moram aqui também encontrem empregos e lazer”.

O Shopping que é construído vizinho à nova via é o maior empreendimento realizado em dez anos em Itaquera. De acordo com o subprefeito Laert, o consórcio responsável pela construção do shopping decidiu aumentá-lo em 30% quando soube do prolongamento da Radial. Além da nova opção de lazer, o shopping abriu 1.500 postos de trabalho para sua construção, e em outubro criará novas 3.500 vagas. “Todas as pessoas serão contratadas por intermédio do Centro de Apoio ao Trabalhador”, contou o Subprefeito de Itaquera, se referindo ao posto de intermediação de mão-de-obra de Prefeitura.

“Existe um time em Itaquera encabeçado pelo Subprefeito que está fazendo uma verdadeira revolução na região”, argumentou o Prefeito. “A Zona Leste está deixando de ser uma região dormitório para, aos poucos, tornar-se um verdadeiro centro de investimentos”, defendeu.

Participaram também da cerimônia de liberação da via ao tráfego os Secretários de Habitação; e de Assistência e Desenvolvimento Social; o Presidente da CET; os Subprefeitos da Vila Prudente; da Penha; e de Ermelino Matarazzo; além de Vereadores.