Itaquera acolhe Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

21/05/2007 - Itaquera

Em 18/5, a região de Itaquera, acolheu a III Conferência Lúdica e Convencional Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado no Centro de Formação e Cultura Dom Bosco, ao lado do metrô Corinthians-Itaquera, contou com a participação de várias autoridades, entre elas o Subprefeito de Itaquera. Participaram ainda vários membros do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e mais de 400 crianças e jovens.

 

Acompanhadas de seus monitores, as crianças e adolescentes da região passaram o dia discutindo sobre temas de "gente grande", como a ampliação da participação do público infanto-juvenil no controle social e a efetivação de políticas públicas que garantam a implantação dos direitos previstos no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

A estudante Júlia Rodrigues de Souza Branquinho, 10 anos, moradora do Pq. Savoy City, estava animada. Ao lado do primo, a aluna da 5ª série da EMEF Chico Mendes, contou que os professores escolheram, para participar da Conferência, três alunos de sua turma. "Da 6ª série, foram convidados sete alunos", explicou a menina.

 

Durante a abertura do evento, o subprefeito de Itaquera anunciou que, com o apoio da Prefeitura e do governo do Estado, será instalado um Colégio Técnico "Paula de Souza", no prédio da antiga escola estadual Joaquim Silvério dos Reis, no Conjunto Habitacional José Bonifácio. O Colégio dará especialização na área de galvanização a jovens da região. "Também estamos negociando junto à FIESP, a construção de uma unidade do SENAI na área vaga em frente ao metrô Corinthians-Itaquera", revelou.

 

De acordo com o subprefeito, a futura escola deverá preparar jovens no setor de eletro-eletrônico. "Além do ensino básico, gratuito e de qualidade, precisamos fornecer capacitação profissional aos nossos jovens", declarou. Segundo o administrador público, o grande desafio e compromisso da atual gestão é fornecer condições de empregabilidade e oportunidades às futuras gerações.

 

A Coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social de Itaquera aproveitou a ocasião e deu uma aula de maternidade/paternidade responsável aos jovens presentes. Após discursar contra as drogas e o aliciamento de crianças à prostituição, alertou os jovens presentes que o desejo sexual nesta fase da vida é natural. No entanto, é preciso que os jovens tenham a consciência de que "não basta fazer gente, é preciso criar cidadãos". E, por cidadania supõe-se propiciar boas condições de vida às crianças e adolescentes, como casa, escola e família estruturada.

 

A Conferência Lúdica contou com oito oficinas de teatro e artes plásticas, nas quais se discutiu temas específicos de estímulo à convivência do jovem com a família e com a comunidade, além de abordar assuntos que provocam um debate reflexivo sobre o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil na região de Itaquera.

 

A Conferência Convencional foi voltada para adultos, que durante os trabalhos, discutiram temas como Medidas Sócio-Educativas, Inclusão de Pessoas com Deficiência e Orçamento e Participação Popular. Além disso, refletiu-se sobre a atual situação das crianças e dos adolescentes, com a especial preocupação de apontar a implantação de políticas públicas prioritárias de proteção integral nos próximos dois anos.

 

O tema da Conferência "Concretizar Direitos Humanos da Criança e do Adolescente: Investimento obrigatório" contempla as diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). O evento foi coordenado pela Supervisão de Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura de Itaquera e conta com o apoio do Conselho Tutelar e das Coordenadorias de Educação e Saúde, além de representantes da sociedade civil.

 

Ao final do dia, foi elaborado um relatório contendo todas as resoluções aprovadas nas oficinas. Os delegados eleitos, nesta instância, representarão a região na V Conferência Lúdica e VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo, que será realizada em 4 de junho. Desta vez, o tema será as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 


Mais informações:
Site: www.criancaeadolescente2007.com.br
Supervisão de Assistência e Desenvolvimento Social de Itaquera - Tel: 6525-0024